Destaques Linha 9

Estação João Dias da Linha 9 da CPTM aparece em outdoor

Bancada por construtora, nova estação ficará próxima à Ponte João Dias e contará com projeto diferenciado
Outdoor revela visual da nova estação João Dias
Outdoor revela visual da nova estação João Dias
Projeção da Estação João Dias, da Linha 9 (Brookfield)

Apenas os mais atentos devem ter notado que um outdoor no canteiro de obras do conjunto Brookfield Towers, na Zona Sul de São Paulo, revela uma novidade para os usuários da Linha 9 – Esmeralda. Atualizado em 07/04/2017: a Brookfield divulgou uma projeção mais clara da estação que reproduzimos acima.

Trata-se de uma projeção da futura estação ‘João Dias’, que ficará localizada entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta, hoje separadas por nada menos que 3,9 km. Com a introdução da nova estação, esse intervalo ficará mais parecido com o do restante da linha: entre a estação Santo Amaro e a nova parada serão cerca de 2,1 km e entre ela a estação Granja Julieta, em torno de 1,8 km.

Não será apenas uma questão de distância, mas também de servir como opção de embarque para quem trafega pela região ou circula pelo corredor da Avenida João Dias.

Local onde deve ser erguida a estação João Dias
Local onde deve ser erguida a estação João Dias (ilustração sob imagem Google Maps)

Obra privada

O maior beneficiado pela nova obra será, obviamente, o conjunto comercial com duas torres de 136 metros. De acordo com informações da CPTM, a Brookfield, proprietária do empreendimento, fez uma oferta para assumir a construção da estação, que ficará bem em frente aos edifícios e terá um acesso dentro do seu terreno.

O novo projeto, embora não fique claro na imagem, é mais moderno que o das estações atuais. Usará mais superfícies de vidro, mas mantendo as linhas curvas de suas irmãs.

Apesar de mostrar o projeto em seu outdoor não há informação oficial sobre o atual estágio do projeto, apenas que a CPTM divulgou a intenção da empresa de construir a estação. O conjunto deve ser concluído até o ano que vem e é bem provável que as obras da parada só sejam iniciadas depois disso. Caso isso ocorra, a nova estação João Dias poderia em tese estar pronta em 2018.

Nova estação João Dias ficará entre paradas Santo Amaro e Granja Julieta
Nova estação João Dias ficará entre paradas Santo Amaro e Granja Julieta (ilustração sobre mapa do Google)

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Um comentário

Click here to post a comment

Airway