Estação Penha de França, da Linha 2-Verde, já tem poço principal demarcado

Após limpeza do terreno, consórcio CGC se prepara para início das escavações da futura parada prevista para 2031

O círculo onde ficará o poço de acesso principal de Penha de França
O círculo onde ficará o poço de acesso principal de Penha de França (CGC)

A futura estação Penha de França, da Linha 2-Verde, teve seus terrenos limpos e já conta com seu poço principal demarcado pelo Consórcio CGC (Crasa-Ghella-Consbem).

Imagens feitas por drones revelam a área sendo preparada para o início das escavações de uma das mais complexas estações da expansão do ramal do Metrô de São Paulo.

Com 20 mil m² de área construída, seis lances de escada e 55 metros de profundidade, Penha de França será a primeira das estações após a atual fase em construção até Penha.

Ela fica localizada no tradicional bairro da Zona Leste e será construída com soluções técnicas avançadas para a execução das escavações e das estruturas subterrâneas, explicou a empresa Consbem.

Canteiro de obras da estação Penha de França começou a ser limpo meses atrás (CGC)

O início das atividades em Penha de França foi revelado pelo site em novembro de 2024, quando uma carta foi enviada aos moradores avisando sobre os trabalhos marcados para começar em março deste ano.

Novo tatuzão

Além de Penha de França, o consórcio CGC também executará cinco poços de ventilação e saída de emergência e o trabalho mais crucial, a escavação de 6 km de túneis com uso de um novo tatuzão.

Como MetrôCPTM revelou com exclusividade, o trecho entre Penha e Dutra, em Guarulhos, terá os túneis escavados por um TBM da CREG, fabricante chinesa que também forneceu “Cora Coralina”, tuneladora que acaba de concluir a primeira fase de montem de aduelas.

A nova máquina deve chegar ao Brasil em novembro e iniciar escavações a partir da estação Penha em 2026.

A previsão é que o trecho até Guarulhos seja entregue em 2031, com cinco novas estações e um pátio de manutenção.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários