Perdizes, Santa Marina e Água Branca superam 80% das obras, 14 Bis segue empacada

Evolução da construção das estações da Linha 6-Laranja em junho revela cenário contrastante a menos de 18 meses da inauguração parcial

Estação Maristela: atraso preocupante
Estação Maristela: atraso preocupante (Linha Uni)

A Linha Uni, concessionária que constrói e irá operar a Linha 6-Laranja, atualizou o avanço percentual das obras do ramal de 15,3 km e 15 estações.

Os dados de junho revelam um quadro ligeiramente preocupante, isso porque o maior avanço ocorreu em estações que, ou estão muito adiantadas, ou serão entregues na segunda fase, em 2027.

A primeira etapa de abertura, prevista para outubro do ano que vem, inclui nove estações, a saber: Brasilândia, Maristela, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, SESC-Pompeia e Perdizes.

Destas, Perdizes (82,42%), Água Branca (81,67%) e Santa Marina(81,42%) ultrapassaram a marca de 80% de execução enquanto outras três entraram na casa de mais de 70% do cronograma – João Paulo I (73,17%), Brasilândia (72,43%) e SESC-Pompéia (70,6%), com Freguesia do Ó logo atrás (69,44%).

Estação Santa Marina é uma das que passou de 80% de execução (Reprodução)

As duas restantes, no entanto, causam receio de não ficarem prontas a tempo. Itaberaba está com 55,39% enquanto Maristela, apenas 43,29%.

Elas estão em regiões onde o subsolo apresentou uma certa instabilidade, o que exigiu da construtora Acciona o uso de técnicas especiais para a passagem do tatuzão norte.

O equipamento, no entanto, já deixou a região há meses, mas o avanço segue tímido. Entre abril e junho, Itaberaba teve 3,55% a mais de obras executadas, já Maristela, 5,21%.

Avanço das estações da Linha 6-Laranja até junho de 2025 (MetrôCPTM)

Pátio e poço são os mais adiantados

Considerando o intervalo de um ano, o avanço foi de 16,17% em Maristela e somente 8,2% em Itaberaba, segundo dados compilados pelo site.

O desempenho só não é pior que 14 Bis-Saracura, mas a estação na região do Bixiga ainda tenta superar o impasse das escavações arqueológicas e não teve o canteiro ainda totalmente liberado.

Ademais, ela deverá ser aberta apenas em 2029, portanto, há tempo para que a concessionária acelere sua execução.

Entre os canteiros do ramal, o SE Aquinos (83,31%) e o Pátio Morro Grande (83,23%) são os mais perto da conclusão.

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Felipe
Felipe
8 dias atrás

Não vai ficar pronta em 2026

Tertius
Tertius
6 dias atrás

O bairro da Bexiga já está no centro expandido. Importante é atender as extremidades.