Estação Ponte Grande da Linha 2-Verde tem propostas de construção entregues

Metrô de São Paulo convocou três consórcios com os valores mais baixos para apresentarem detalhes das suas propostas

Projeção da estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde
Projeção da estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde

O projeto e construção da estação Ponte Grande, parte da extensão da Linha 2-Verde do Metrô até Guarulhos, teve as propostas da licitação entregues nesta quinta-feira, 13.

Nada menos que oito consórcios participaram da sessão pública, com valores entre R$ 405 milhões e R$ 539 milhões. O melhor valor foi proposto pelo consórcio CRASA-Ghella-Estação Ponte Grande, que pediu R$ 405.344.401,00 – veja outras propostas na imagem abaixo.

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Após a abertura das propostas comerciais, o Metrô tomou uma decisão diferente: convocou os três consórcios com as propostas mais em conta para apresentarem as planilhas de serviços e preços detalhadas até terça-feira, 18. São eles a Constran (R$ 448,4 milhões) e Heleno & Fonseca Construtécnica (R$ 458 milhões).

Propostas para construção da estação Ponte Grande (CMSP)

Normalmente, a companhia chama apenas o melhor colocado para realizar essa conferência. Caso as informações não procedam, aí então o Metrô passa a convocar o segundo colocado e assim por diante.

A mudança pode envolver a necessidade de acelerar o processo de licitação da estação, que é a única da extensão da Linha 2 ainda sem contrato.

Em 2012, o Metrô havia contratado as empresas que farão as estações Penha de França, Tiquatira, Fernão Dias e Dutra.

O corte lateral de Ponte Grande

Primeira estação em Guarulhos

Ponte Grande será a primeira estação da Linha 2-Verde dentro de Guarulhos, localizada na Avenida Guarulhos em frente à Praça Liessi.

Ela ocupará uma área de 17.000 m² e terá cinco pisos até o nível da plataforma, além de contar com uma grande praça e área comercial.

O site detalhou em primeira mão como será a futura estação. As obras da extensão da Linha 2 entre Penha e Guarulhos deverão começar em março e serem entregues por volta de 2030.

O novo tatuzão deverá chegar ao Brasil em 2026 para dar início às escavações do trecho, que também contará com um pátio de manutenção.

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Samuel
Samuel
4 meses atrás

Sinceramente, qual a necessidade de construir esses trambolhos, por que não seguir o modelo das estações da Paulista?

Cleber Matheus
Cleber Matheus
4 meses atrás
Responder para  Samuel

Para aproveitar a área que será desapropriada e evitar que fique um local totalmente abandonado como ocorre em algumas estações.

Jose Carlos
Jose Carlos
4 meses atrás
Responder para  Samuel

Porque essa não será uma simples estação! Ela será o ponto final da linha 2 verde, terá integração com a linha 19 Celeste, Terá um terminal de ônibus entre outras coisas, ela será uma estação muito importante para o sistema.

Flávio Pinheiro Teixeira
Flávio Pinheiro Teixeira
4 meses atrás
Responder para  Jose Carlos

Essa não será a última, a última será a estação Dutra

Bruno Ventura
Bruno Ventura
4 meses atrás
Responder para  Samuel

Porque as estações da Paulista, além de estarem saturadas por terem pouco espaço pro tamanho da demanda, foram as mais caras já construídas pelo Metrô.

Matheus
Matheus
4 meses atrás

Essa Constran não abandonou as obras da Linha 17-Ouro?

Carlos
Carlos
4 meses atrás
Responder para  Matheus

Sim, ela mesma que não conseguiu terminar as obras da L17 alegando falta de dinheiro.

Max Goss
Max Goss
4 meses atrás

Essas arquiteturas de praças áridas, que estarão abandonadas em alguns anos, são a anti-cidade. Precisa melhorar isso, sair do padrão óbvio que não traz urbanidade pro entorno. Ter metrô e terminal é ótimo, mas os projetos podem sim melhorar a relação com o entorno.