O Metrô de São Paulo está preparando três estações da Linha 3-Vermelha para receber portas de plataforma. Enquanto Santa Cecília e Marechal Deodoro começam com trabalhos brutos, a Estação Sé, a maior do sistema, iniciou suas atividades.
A implantação do sistema de portas de plataforma visa promover maior segurança aos passageiros, bem como aumentar a velocidade operacional dos trens na região das plataformas.
Segundo o relatório de empreendimentos do Metrô de São Paulo para o mês de janeiro, a Estação Sé passa pela remoção das interferências existentes na via e plataformas.

A remoção se deve ao fato de que as plataformas serão parcialmente cortadas dando lugar a pilares de sustentação dos equipamentos. Antes de sua instalação é importante remover cabos e tubulações existentes.
Já nas estações Santa Cecília e Marechal Deodoro ocorre a etapa de corte das plataformas para adequá-las aos novos módulos.

A implantação das portas de plataforma ocorre através de simples montagem. Elas já vêm “pré-montadas” de fábrica sendo necessário apenas encaixá-las nas áreas previamente selecionadas.
Posteriormente ocorre a montagem elétrica, testes de comissionamento e operação. No futuro, as portas estarão aptas a funcionarem em sincronia com o sistema CBTC, tornando-as mais eficientes.
A implantação das portas de plataforma da Linha 3-Vermelha é de responsabilidade do Consórcio Kobra, que também deverá implantar as fachadas nas estações da Linha 1-Azul no futuro.