Estação Vila Prudente ganha nova cara enquanto linhas 2-Verde 15-Prata são expandidas

Estação Vila Prudente (iTechdrones)
Estação Vila Prudente (iTechdrones)

A Estação Vila Prudente é um dos mais importantes pontos de integração da rede sobre trilhos. O local está passando por obras de melhorias, seja na Linha 2-Verde como na Linha 15-Prata.

O canal iTechdrones mostrou a evolução das atividades na região através de imagens aéreas.

Na Linha 15-Prata as principais melhorias são a expansão do ramal que já conta com um novo aparelho de mudança de via em funcionamento. A rede de energia foi alteada para permitir a futura instalação das vigas na região.

Na Linha 2-Verde, a estação passou por uma série de aprimoramentos importantes. A integração foi ampliada permitindo uma maior fluidez entre na transferência com a  Linha 15-Prata.

Além disso, na área externa da estação foi realizado um trabalho completo de paisagismo. Algumas das áreas externas deverão abrigar espaços comerciais, parte da estratégia do metrô para o aumento das receitas extra-tarifárias.

Os trabalhos envolvem também a ampliação do espaço útil das plataformas, permitindo a implantação de novas escadas fixas e rolantes. A rede de ventilação da estação foi remanejada, gerando impactos na área externa da estação durante o período de obras.

Perto de ser finalizada, o Metrô deverá entregar ao final das obras de melhoria uma estação com mais conforto e melhores condições de deslocamento. As atividades também são motivadas pela expansão da Linha 2-Verde até a Estação Penha, que deverá trazer mais usuários à rede.

YouTube video

4 comments
  1. fizeram uma baita obra….nos locais ondem não precisava, ou tinha menos precisão! eles precisavam dar um jeito de ampliar as áreas das plataformas tanto do metrô quanto do monotrilho. A do metrô e muito estreita e a do monotrilho a plataforma da estação que tem um dos maiores demandas tem o mesmo formato da estação com a menor demanda, porque a estação Vila Prudente não tem o mesmo formato da São Mateus por exemplo?!?! São Mateus, Vila Prudente, Sapopemba, e a Cidade Tiradentes tinham que ter o mesmo formato do que é hoje a São Mateus.

    1. Concordo, mas vale destacar que em São Mateus ainda falta uma passarela ligando diretamente ao Terminal de ônibus que falaram que iam construir mas por enquanto só na promessa

      1. Creio que a passarela não foi construída, por ser um terminal intermodal de ônibus, e creio que tenha dedo da máfia Setti-Braga ai, já que a própria não quer nenhum outro tipo de modal competindo com eles, ter uma passarela ligando o terminal de ônibus a estação São Mateus, quebraria, mesmo que um pouco, a conexão dos ônibus municipais de São Paulo, a ligação ABD, até porque, o monotrilho ajudaria ao deslocamento dos passageiros que teriam como destino a estação Santo André, aonde o corredor ABD faz essa conexão, claro que é somente uma suposição, mas é uma suposição com fatos

    2. Acredito que a resposta seja que a estação Vila Prudente não será a estação final da linha 15-Prata, já que a linha iria da Estação Ipiranga até a estação Cidade Tiradentes, e creio que também seja porque a Estação São Mateus foi construída logo após a estação Vila Prudente, e a estação São Mateus foi construída daquele formato, por causa que não haveria o Track Switch após a estação, não sei bem o porque, mas das duas uma: ou não teria espaço suficiente para construir a laje do Track Switch, ou porque provavelmente deixaria a extensão da linha após a estação para um futuro bem distante, dai planejaram para que a estação fosse daquela forma, enfim, com a extensão do monotrilho até a estação Ipiranga, creio que esse problema da plataforma seja sanado, já que com a extensão até Ipiranga, muitos passageiros que teriam a obrigatoriedade de desembarcar na estação Vila Prudente, para acessar a linha 2-Verde, para acessar a linha 10-Turquesa através da estação Tamanduateí, deixaram de fazer esse trajeto.

Comments are closed.

Previous Post
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital

Linha 19-Celeste já tem empresa para realizar desapropriações

Next Post
Estação Estudantes será reconstruída (Jean Carlos)

Estação Estudantes será completamente reconstruída por futura concessionária do Lote Alto Tietê

Related Posts