Estação Estudantes será completamente reconstruída por futura concessionária do Lote Alto Tietê

Projeto da nova estação da Linha 11-Coral contempla plataforma centralizada com mezanino subterrâneo
Estação Estudantes será reconstruída (Jean Carlos)
Estação Estudantes será reconstruída (Jean Carlos)

A concessão das linhas do Lote Alto Tietê deverá promover uma série de mudanças nas estações da região leste. A Estação Estudantes será uma das afetadas pelas melhorias.

O Empreendimento EST 019 – Reconstrução da Estação Estudantes visa a requalificação total da atual parada ferroviária que é terminal da Linha 11-Coral.

Estudantes foi construída em 1976 pela Rede Ferroviária Federal. Possui dois acessos, sendo um deles na Rua Professor Álvaro Pavan e o segundo na Rua 8 de Junho. Possui demanda de 13,8 mil passageiros por dia e área útil de 12,3 mil m²

Projeto da Estação Estudantes (CPTM)
Projeto da Estação Estudantes (CPTM)

Obras

A Estação Estudantes deverá ser completamente reconstruída e contará com dois acessos, sendo um deles localizado próximo terminal de ônibus estudantes e o segundo ao terminal rodoviário Geraldo Scavone.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Diferentemente das demais estações, Estudantes deverá ter um saguão subterrâneo. O projeto prevê que o acesso sul (terminal urbano) será dotado de duas escadas fixas, uma escada rolante e um elevador. O contrato, entretanto, exige que sejam adotadas pelo menos duas escadas rolantes.

Projeto da Estação Estudantes (CPTM)
Projeto da Estação Estudantes (CPTM)

O acesso norte da estação será construído através de uma grande rampa disposta em um corredor em sete patamares. A declividade atende às normas de acessibilidade dispostas na NBR 9050. Junto a este acesso estará disposto um bicicletário com 208 vagas.

O saguão subterrâneo será composto de três áreas principais. A área de livre circulação permite a transposição das vias férreas onde estarão alocadas bilheterias e linha de bloqueios.

Projeto da Estação Estudantes (CPTM)
Projeto da Estação Estudantes (CPTM)

A área paga da estação localizada à oeste dispõe de sanitários e SSO. O local possui duas escadas fixas, duas escadas rolantes e um elevador de acesso às plataformas.

A terceira área são as salas operacionais dispostas à leste do saguão subterrâneo onde estão dispostas salas de reunião, vestiários, sanitários e demais salas.

A plataforma deverá ser totalmente demolida e reconstruída com configuração centralizada. Sua extensão será de 190 metros. A estação deverá ter três vias, sendo duas operacionais e uma auxiliar. Na extremidade leste da plataforma serão construídas salas técnicas.

As edificações existentes deverão ser praticamente todas demolidas. Alguns espaços deverão ser preservados como a área da torre de rádio comunicação. Um estacionamento para funcionários também deverá ser construído.

A estação contará com todos os itens necessários para sua operação e proteção como grupo gerador diesel, sistema para captação de águas pluviais, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, etc. A comunicação visual da estação será totalmente renovada.

Veja também as matérias das demais estações:

Total
0
Shares
1 comment
  1. Esse é o melhor projeto de reconstrução de estações lançado recentemente, vai ir de uma parada qualquer pra uma estação de vdd

Comments are closed.

Previous Post
Estação Vila Prudente (iTechdrones)

Estação Vila Prudente ganha nova cara enquanto linhas 2-Verde 15-Prata são expandidas

Next Post
Linha 12-Safira está paralisada (Jean Carlos)

Governo pode bancar 100% dos investimentos da concessão do Lote Alto Tietê

Related Posts