Estação Vila Sônia ganhará galeria de lojas e praça de alimentação

“Shopping” está sendo projetado pela concessionária ViaQuatro e deverá ser inaugurado até o fim de 2023
Vila Sõnia shopping

Quem anda por aquela grande área vazia abaixo do Terminal Vila Sônia, que liga a avenida Eliseu de Almeida a estação Vila Sônia, deve se perguntar o por que de não existirem lojas neste espaço. Pois até o fim de 2023 ele será preenchido como se fosse um mini shopping center, de acordo com a ViaQuatro, operadora responsável pela Linha 4-Amarela.

A área contará com 78 lojas e quiosques que incluirão uma praça de alimentação, redes de fast-food, cafés, lojas de tecnologia, calçados, moda, serviços, beleza e bombonières, entre outros.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“Por questões estratégicas e acordos de confidencialidade, por enquanto não estamos divulgando as marcas e lojas em processo de contratação. Mas contaremos com marcas consolidadas em seus respectivos segmentos de mercado, com lojas de alimentação, produtos, serviços e conveniência”, informou o comunicado da ViaQuatro ao site TV Foco.

Shopping Metrô

Embora sejam comuns em outros países, estações criadas já prevendo áreas comerciais até hoje não foram criadas em São Paulo. O Metrô tem, no entanto, quatro shoppings ligados à sua malha – Santa Cruz, Itaquera, Tatuapé e Tucuruvi, mas que são empreendimentos vizinhos na prática.

Shopping Metrõ Santa Cruz (ABRASCE)

Santa Cruz, por exemplo, foi construído sobre o terminal de ônibus que existia ao lado da estação de mesmo nome. Outro caso não planejado envolve a estação São Bento, cujas imensas áreas desde o princípio previam serviços comerciais, mas que só recentemente ganharam o status de “shopping” de fato.

Com a queda na receita tarifária, cujo valor está congelado há anos, o aluguel de espaços comerciais acaba sendo uma fonte de rendimento para as operadoras de trens.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
5 comments
  1. Foram citados os shoppings Santa Cruz, Tatuapé e Tucuruvi, mas tem também o de Itaquera, sendo que em Tatuapé são dois shoppings, não um. Aquela área sob o Terminal Vila Sônia pode ser bem aproveitada sim, poderá atrair um fluxo maior de pessoas pra lá e espero que as lojas e restaurantes sejam as âncoras, pois isso vai dar mais vida comercial à região!
    Se um dia a Linha 04 de fato chegar à Taboão da Serra, acredito eu que praticamente todas as linhas de ônibus metropolitanos serão remanejadas pra lá, caso construam uma estação num local onde poderia ser construído um terminal de ônibus anexo, como sobrariam poucas linhas municipais para serem seccionadas em Vila Sônia, o ideal seria levar parte das linhas de ônibus rodoviários que atendem ao Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo e Sul do país pra lá, pois fica muito mais perto da Raposo Tavares e Régis Bittencourt, acho que seria possível sim adaptar o terminal urbano para as linhas rodoviárias por causa dos espaços que sobrariam das linhas metropolitanas seccionadas em Taboão da Serra.

  2. Celso o terminal atual era para ser rodoviária só que associação de moradores da vso não deixou

    1. Tiago na verdade a rodoviária seria construída em outra área, nas 4 quadras que ficam na lateral do terminal e seriam desapropriadas pra isso. Seria uma rodoviária imensa, que traria um impacto enorme no entorno, sendo que tudo perderia o sentido já que Vila Sônia não vai ser mais a última estação da linha, e por isso os moradores foram contra. Agora a ideia de transformar o terminal em rodoviaria, quando sair a extensão pra Taboão, me parece uma solução muito mais adequada e viável. Faz todo o sentido aproveitar uma estrutura que vai ficar subutilizada quando sair a extensão de Taboão, não vai causar nenhum impacto adicional no bairro e vai desafogar o Tietê e Barra Funda que já estão super saturadas.

Comments are closed.

Previous Post
Plataforma 7 destino Estudantes (Jean Carlos)

Linha 11-Coral chegará à estação Palmeiras-Barra Funda no segundo semestre de 2024

Next Post
Trecho entre Luz e Barra Funda recebeu melhorias (Jean Carlos)

CPTM reforma cabine seccionadora de Nothmann na Linha 7-Rubi

Related Posts