Linha 11-Coral chegará à estação Palmeiras-Barra Funda no segundo semestre de 2024

Extensão depende de nova subestação de energia para funcionar. Já Expresso Aeroporto foi confirmado em Barra Funda nos próximos meses
Plataforma 7 destino Estudantes (Jean Carlos)
Plataforma 7 destino Estudantes em Barra Funda (Jean Carlos)

Os passageiros que esperam a extensão da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda terão de aguardar um pouco mais de um ano para desfrutar da facilidade. A CPTM confirmou que o ramal só passará a atender o novo local no segundo semestre de 2024.

Embora a infraestrutura de vias, rede aérea e sinalização esteja evoluindo bem, para conseguir operar os trens da Linha 11 no trecho a companhia depende da construção de uma nova subsestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. Como a frequência de composições é grande, será preciso oferecer mais carga na rede do que hoje é possível.

Por essa razão, levar o Expresso Aeroporto até Barra Funda já será viável nos próximos meses. O serviço da Linha 13-Jade tem intervalos altos, de uma hora, o que na prática não sobrecarrega a infraestrutura na região. Como o site mostrou, as plataformas de Barra Funda já estão sendo preparadas para receber as novas linhas, com placas indicativas dos destinos que estão a caminho.

Na semana passada, a CPTM iniciou testes com trens da Série 2500 (exclusivos da Linha 13) entre Luz e Barra Funda, para checar o funcionamento dos sistemas e equipamentos.

Linha 13-Jade está em testes para expansão até Barra Funda (Jean Carlos)
Linha 13-Jade está em testes para expansão até Barra Funda (Jean Carlos)

“Os testes já foram iniciados para que possamos ter mais informações sobre os ajustes que precisam ser feitos para que este modelo, o mais moderno da CPTM, possa chegar até o seu novo destino com rapidez e, principalmente, segurança”, disse Pedro Moro, presidente da companhia.

O plano de levar as linhas 11-Coral e 13-Jade até Palmeiras-Barra Funda foi lançado em agosto de 2021. O contrato de R$ 158 milhões contempla a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas.

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A previsão era que ambas passassem a operar em Barra Funda em 2024, mas a CPTM conseguiu antecipar o projeto parcialmente, algo bastante incomum nas obras de expansão e modernização da malha metroferroviária paulista.

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  1. Com essa expansão da linha 11 coral até barra funda será essencial para desafogar um pouco a linha 3 do metrô e os passageiros terem mais opções para seguir de Mogi,Suzano ou Guaianases até as linhas 8 e 9 com maior rapidez ,pois a linha 11 em termos tem menos estações a partir de Itaquera e portanto chegará à barra funda mais rápido que o metrô!

  2. Mais uma vez o governador Tarcísio para não admitir que ia atrasar na entrega da Linha 6-Laranja ao invés de anunciar a prioridade de se adiantar a construção da Estação Integrada Água Branca, inclusive com a ViaMobilidade em conjunto com a CPTM, a qual seria de utilização imediata independente da conclusão da Linha 6-Laranja do Metrô, mais uma vez trapaceou a população dizendo simplesmente da intenção de construir mais seis estações para após 2026, o título correto para aquela matéria deveria ser: “Tarcísio de Freitas anuncia que Linha 6-Laranja irá atrasar e não ficará pronta conforme a data prevista”
    O mesmo poderia se dizer e aplicar para as extensões provenientes do Alto Tietê das Linha 11-Coral e Linha 13-Jade para oeste com terminação em Barra Funda, que possui duas interferências de grande densidade de tráfego com interferências de tráfego e de cargueiros noturnos.
    O resultado será: que não se acabará com a superlotação da Linha 11-Coral, e o acréscimo de demanda da Linha 13-Jade será irrelevante com grande prejuízo em mobilidade para Linha Integradora-710 que beneficia todas as linhas.
    É insensato esta insistência sem nenhuma preparação prévia, e não possuir nenhum fundamento plausível os planejadores levarem as Linhas 13-Jade que faz uma conexão em “Y” na Linha 12-Safira e novamente na Linha 11-Coral para Barra Funda utilizando duas conexões e interferindo em ambas as linhas que já são ultra demandadas e ainda possuem cargueiros pois uma ocorrência do bloqueio de uma paralisa todas as três, exatamente antagônico do que acontece com a “Linha Integradora-710” que possui 21% a mais de passageiros que a Linha 11-Coral, e com a paralização de uma das Linha-7 ou a Linha-10 podem trafegar normalmente unitariamente conforme já ocorrido.

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