Evoluções discretas mas importantes ocorreram recentemente nas obras da Linha 17-Ouro, de monotrilho, tocada pelo Metrô de São Paulo e que será operada pela ViaMobilidade.
A estação Washington Luís, ao lado do Pátio Água Espraiada, passou a receber as estruturas das portas de plataforma. Imagens mostram as colunas que sustentarão as fachadas a serem instaladas pela BYD, sua fabricante.
No local é possível ver também um dos veículos que são usados para instalação de equipamentos na via. A estação é uma das duas com plataformas laterais, junto de Morumbi. As demais possuem uma plataforma central que dá acesso a ambos os sentidos do ramal.

A Agis, que é responsável pelas obras civis, também iniciou a instalação de vidros no elevador que levará os passageiros do mezanino para as plataformas.
Recentemente, Washington Luís recebeu a estrutura da longa passarela do acesso norte. Também é visível que a via no sentido marginal possui o trilho de energia, algo que antes só havia sido implementado na via oposta.
Tapumes retirados
Outro avanço emblemático foi a retirada dos tapumes que escondiam o acesso ao túnel da estação Aeroporto Congonhas.

A entrada para a Linha 17 fica no subsolo do Aeroporto de Congonhas e levará a um caminho subterrâneo que passa por baixo da Avenida Washington Luís.
A Linha 17-Ouro tem previsão de inauguração em junho de 2026 com oito estações. Nas próximas semanas deverão ser iniciados os testes de comissionamento do monotrilho, que já conta com dois trens vindos da China.