Estação Washington Luís da Linha 17-Ouro será atendida com looping operacional
Metrô colocará em prática nova estratégia de atendimento com a inauguração da oitava parada do monotrilho
Com previsão de ser inaugurada na próxima semana, a estação Washington Luís da Linha 17-Ouro, demandará a aplicação de nova estratégia operacional pelo Metrô.
De acordo com a informação da companhia a este site, a partir da abertura da estação, um novo looping, chamado pela companhia de “Shuttle”, será iniciado, com o monotrilho passando a circular com três trens de forma simultânea.
Um trem funcionará de forma exclusiva entre Washington Luís e a estação Brooklin Paulista, onde o passageiro deverá trocar de trem para seguir sentido Morumbi ou Aeroporto de Congonhas.
O atendimento, inclusive, entre as duas extremidades já em funcionamento não mudará, com um trem percorrendo o trajeto em cada sentido.
Estação Washington Luiz e Pátio Água Espraiada em junho de 2026 (iTechdrones)
Já o horário de funcionamento de toda a linha será mantido das 10h às 15h, com acesso gratuito, dando continuidade à operação transitória para posterior aumento no período aberto ao público, este, sem previsão até o momento.
Com a entrega de Washington Luís, a Linha 17-Ouro passa a contar com oito estações e uma operação inédita no Metrô de São Paulo, um ramal funcionando em sistema de “Y”, com dois sentidos distintos em uma de suas pontas.
No entanto, este “Y” não será ainda o definitivo. O plano é que os trens partam do trecho oeste (no futuro de São Paulo-Morumbi) com destinos para Congonhas ou Jabaquara. Após Brooklin Paulista, as composições seguirão caminhos distintos, como é feito em outros sistemas no mundo. Este cenário, entretanto, ainda não tem previsão.
A estação está localizada na confluência da Avenida Jornalista Roberto Marinho com a Avenida Washington Luís. O projeto possui soluções de acessibilidade, com elevadores, escadas rolantes, pisos táteis e sanitários adaptados, além de infraestrutura que privilegia a iluminação e ventilação naturais e o reaproveitamento de água pluvial, dentro de uma área superior a 4,5 mil metros quadrados construídos.
