O projeto da nova Linha 19-Celeste do Metrô está avançando de forma consistente. A elaboração dos desenhos civis, arquitetura e de outras disciplinas está utilizando a tecnologia BIM (Building Information Modeling). A apresentação foi realizada na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.
Este método vai muito além de um modelo em três dimensões, pois consegue reproduzir de forma fiel o que será aplicado em campo. Além disso, é possível realizar a padronização de projetos.

Este é o caso de algumas estações e dos poços que servirão como saída de emergência.
No caso das estações, foi adotado uma tipificação para aquelas que utilizarão o método construtivo VCA (Vala a Céu Aberto). A proposta é criar um padrão para as plataformas, mezaninos, hall de bloqueios e acesso na superfície.
No caso de VSEs foram adotadas duas tipologias. Uma onde o poço se localiza na lateral do túnel de via e outra onde ele está na parte central da via.

Nas imagens é possível ver estruturas padronizadas como as saídas de ventilação, superfície, atenuador de ruídos, escadas/ajuste de altura e o bloco de emboque dos túneis.
Atualmente a Linha 19-Celeste segue em fase de elaboração do projeto básico onde são elaborados os elementos mínimos para o dimensionamento de estações e sistemas.
Quando finalizado a Linha 19-Celeste estará, oficialmente, preparada para uma licitação de obras e projeto executivo.