Estações japonesas deverão contar com portas de plataforma ajustáveis em 2023

Nos modelos mais modernos, todos os paineis possuem mobilidade. Sistema é capaz de identificar o tipo e a quantidade de carros do trem ajustando a posição das portas
Novo tipo de portas de plataforma japonês (NHK)

Enquanto no Brasil a implantação das portas da plataforma no Metrô de São Paulo ocorre de maneira bastante gradual, no Japão as estações mais modernas estão recebendo equipamentos de ponta que podem se ajustar conforme a disposição das portas dos trens.

A JR West, empresa ferroviária que administra o sistema na região oeste do Japão, adotará o novo modelo em suas estações. As novas portas poderão identificar o tipo de trem e o número de carros das composições.

Portas de plataforma ajustáveis (NHK)

Uma das principais características do novo sistema é o fato de todos os componentes da fachada poderem deslizar. Com a ausência de elementos fixos na fachada a versatilidade das portas aumenta drasticamente.

Este tipo de portas são um pouco diferentes do modelo implantado no Metrô de São Paulo. As PSDs japonesas cobrem completamente a área da plataforma, do chão até o teto, criando um isolamento completo das vias.

Novo modelo contem mais partes moveis (NHK)

Com implantação prevista para o ano de 2023 em uma estação no centro de Osaka, o novo modelo de portas atenderá a diversos modelos de trens.

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7 comments
  1. Isso aí é bom pra cptm que tem uma salada de frotas e provavel que as portas estejam em lugares diferentes

    1. A frota atual é razoavelmente padronizada em tamanho, então as medidas são bem similares. Apenas creio que as composições mais antigas não estão em medidas padrão.

    1. Não é parâmetro pra nada, o Japão não tem portas de plataforma na maioria das estações, e mesmo as que tem mais comum uma meia porta não passa de 1.2m, só a china e coreia que investem pesado em portas de plataforma e tem em todas as estações de metrô, não é a toa que o contrato das portas de São Paulo tem empresas coreanas que forneceram portas pro sistema de Seul que com mais de 500 estações, todas contem as PSDs

      1. Lá não é tão necessário, pq o povo tem EDUCAÇÃO. Estão colocando mais pq o indice de suicidios é alto…

        Aqui temos que colocar pq temos suicidios, gente mal educada, loucos que empurram gente para os trilhos, queda de objetos, bebados que descem na via, etc.

  2. Muito bacana e muito avançado esse sistema de portas de plataforma inteligente, mas não passa de uma extravagância. Aqui no Brasil acusam desperdício de dinheiro público por muito menos

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