As três estações da Linha 15-Prata de monotrilho serão abertas nesta segunda-feira, 16 de dezembro. A informação, que circulava em redes sociais, foi confirmada pelo secretário Alexandre Baldy em uma resposta no Instagram em que informou o horário de 10 horas para a cerimônia – o início da operação deverá ocorrer após o evento.

Segundo uma página sobre a região de São Mateus, o evento contará com a presença do governador João Doria:

“16 de Dezembro de 2019 ás 10h30 (segunda-feira) ENTREGA DAS NOVAS ESTAÇÕES LINHA 15 PRATA

Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus Local: Estação São Mateus, Av. Sapopemba, 13.542 – Jardim Adutora  – Presença do Governador João Doria”

A data coincide com a evolução dos trabalhos para deixar as três estações – Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus – prontas a tempo de serem inauguradas dias antes do Natal. A empresa responsável pela obra, a Ster Engenharia, estava acertando os últimos detalhes para repassá-las ao Metrô que então faria toda a preparação para início da operação comercial.

Desde o final de novembro, os trens de monotrilho estão percorrendo o trecho entre Vila Prudente e São Mateus, mas os passageiros têm de desembarcar em Jardim Planalto. Havia a expectativa de abertura das três estações no final de novembro, mas um pequeno atraso no cronograma impediu que a antecipação – o contrato com a Ster foi prorrogado na semana passada.

Resposta do secretário no Instagram confirmou a inauguração no dia 16 (Reprodução)

O novo trecho deve acrescentar cerca de 4 km à linha e atrair um grande número de passageiros. Atualmente, circulam diariamente pela Linha 15 cerca de 100 mil usuários em dias úteis, mas a expectativa é que esse número triplique nos próximos anos.

As três novas paradas deveriam ter sido entregues no segundo semestre de 2018, mas a empresa responsável pela obra na época abandonou os trabalhos e foi preciso lançar uma nova licitação. Em abril deste ano, a construção foi retomada e a primeira das quatro estações, Jardim Planalto, foi aberta em agosto.

Atualizado às 10h00 para inclusão da confirmação do secretário dos Transportes Metropolitanos.

Até 2021, a Linha 15-Prata deve transportar cerca de 400 mil passageiros por dia