As obras de modernização do estádio do Pacaembu, tocadas pela concessionária Allegra, tinha previsão de serem concluídas em janeiro deste ano e seguem sem previsão até o momento. O que chama a atenção, no entanto, é um novo motivo alegado pela empresa para entregar o projeto.
De acordo com a Allegra, as obras da Linha 6-Laranja, mais especificamente da estação FAAP-Pacaembu, estariam afetando diretamente a estrutura de uma das arquibancadas do estádio. A empresa informou que “detectou patologias de natureza grave, que podem estar relacionadas à execução das obras da Linha 6 – Laranja do Metrô e estruturas instaladas durante a obra de instalação do Museu do Futebol”.
A concessionária responsável pelo estádio alega ainda que a Linha Uni, concessionária da Linha 6-Laranja, teria feito uma intervenção “sem autorização das Secretarias Municipais e dos órgãos, municipal e estadual, de proteção ao Patrimônio Histórico”.
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Ao jornal o Estado de São Paulo, a Allegra alega que” alertou a Linha Uni sobre o cuidado que precisa ser tomado em torno de um local historicamente importante como o estádio paulistano”. Diz também ter “preocupação, após tomar conhecimento de eventos recentes na Praça Charles Miller e na FAAP, afinal tais eventos ocorreram na área de influência do Complexo e podem estar relacionados com as obras da Linha 6″.

Já a Linha Uni, diz que “não há qualquer relação entre as obras da Linha 6-Laranja de metrô e os alegados problemas estruturais do estádio.”
A Linha Uni afirmou ao Globo Esporte que a obra da Linha 6 teve início antes portanto a adequação dos impactos no estádio é responsabilidade da Allegra. A concessionária da Linha 6 ainda diz que fez adequações técnicas no projeto visando diminuir, na medida do possível, os eventuais impactos da execução dos poços de bombeamento de solo na parede do estádio, já que a documentação necessária e solicitada à Allegra nunca foi enviada.
Embora seja citada a estação FAAP-Pacaembu, a Linha 6-Laranja tem um canteiro na Rua Itápolis, 571, em frente à arquibancada leste do estádio. O local será um poço de ventilação e saída emergência para um túnel de estacionamento de trens.