O ambiente vazio e frio da imagem acima não reflete como será a realidade desse túnel, que a Linha Uni está escavando e já perto de realizar o acabamento em concreto.
O caminho acima será a futura ligação subterrânea entre as duas estações Higienópolis-Mackenzie, a da Linha 4-Amarela, hoje em operação, e a da Linha 6-Laranja, prevista para ser inaugurada em 2027.
Tal qual a conexão entre as estações Consolação (Linha 2) e Paulista (Linha 4), o túnel terá a tarefa de receber milhares de passageiros diariamente, que buscarão seguir viagem para diversas regiões como Butantã, Pinheiros, Pompéia ou Brasilândia.

Mas tudo leva a crer que o ocorreu nas duas estações na região da Avenida Paulista e Rua da Consolação não deverá se repetir aqui.
Embora o caminho a ser percorrido seja longo, de cerca de 300 metros, espera-se que as dimensões não repitam o desconforto visto desde que a Linha 4 passou a estar ligada à Linha 2.

O percurso para o usuário que sair da Linha 6 incluirá subir dois níveis após a plataforma e acessar o túnel no sentido nordeste. Após percorrer a distância de ligação, ele sairá no mezanino sobre a plataforma da estação da Linha 4.
Como se soube, Higienópolis-Mackenzie da Linha 6-Laranja deixou de ser a estação mais profunda da América Latina, após revisões no projeto. Esse título ficou com Itaberaba-Hospital Vila Penteado, que terá 65,71 m de profundidade.
Ainda assim, para quem desembarcar ou embarcar em Higienópolis, serão sete lances entre a superfície e a plataforma. Uma bela caminhada, sem dúvida.
