Veja como veículo de manutenção do Metrô foi parar na ViaMobilidade

Novo trem esmerilhador do Metrô que prestou serviços nas Linhas 8 e 9 (CMSP)
Novo trem esmerilhador do Metrô que prestou serviços nas Linhas 8 e 9 (CMSP)

Há alguns meses uma composição de manutenção do Metrô de São Paulo foi vista no Pátio de Presidente Altino, da ViaMobilidade.

O site recorreu à Lei de Acesso à Informação para obter os dados necessários para contextualizar a ida desta composição nova adquirida pelo Metrô, para prestar serviços nas linhas 8 e 9, operadas pela iniciativa privada.

Após várias semanas, o site teve acesso com exclusividade ao contrato de prestação de serviços firmado entre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9 e o Metrô de São Paulo.

No dia 15 de agosto de 2023, as duas empresas firmaram contrato que teve como objeto a prestação de serviço de esmerilhamento de trilhos para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Portanto, não se tratou de um mero empréstimo de trem, e sim da prestação de serviço.

Contrato firmado entre ViaMobilidade e Metrô de São Paulo (Lei de Acesso a Informação)
Contrato firmado entre ViaMobilidade e Metrô de São Paulo (Lei de Acesso a Informação)

O valor global do contrato é de R$ 1,2 milhão (R$1.298.116,02). A vigência do contrato se iniciou em 1º de setembro de 2023 e foi finalizada em 28 de fevereiro deste ano. A execução do serviço se daria em três meses a partir da ordem de serviço.

O esmerilhamento de trilhos é um procedimento de manutenção importante para a via permanente. Ela visa a correção do perfil do trilho, removendo imperfeições e permitindo maior durabilidade das barras metálicas.

Objeto do contrato entre ViaMobilidade e Metrô (Lei de Acesso à Informação)
Objeto do contrato entre ViaMobilidade e Metrô (Lei de Acesso à Informação)

O contrato firmado entre o Metrô e a ViaMobilidade não foi tornado público, muito possivelmente pelo fato de ser um contrato firmado por iniciativa da CCR, como consta na documentação.

Entretanto, tratando-se de um equipamento público, torna-se necessário clarificar todo o aspecto referente ao “empréstimo” de material e prestação de serviço, dando total transparência ao uso de um bem público.

Metrô como prestador de serviço

O contrato firmado entre as duas empresas revela questões importantes sobre as empresas. Em relação à ViaMobilidade, a não entrega de material rodante próprio pode estar impactando no cronograma de manutenção da empresa, que precisa recorrer a outros grupos para realizar sua manutenção.

O Metrô de São Paulo, com quase 50 anos de expertise em operação e manutenção ferroviária, visto como um dos sistemas mais bem sucedidos do Brasil, cedeu material e mão-de-obra como oportunidade de gerar mais receita.

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Cabe citar que em março de 2019 a Companhia do Metropolitano criou o Metrô Consulting. Esta iniciativa visava apoiar demais empresas e mercados em áreas como gestão, análises, engenharia, projetos, operação e manutenção.

Basta se lembrar da participação do Metrô de São Paulo na concessão do Metrô de Quito.

O cenário futuro que foi idealizado há mais de cinco anos hoje dá sinais de estar em pleno vapor.

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