Expresso Linha 10 da CPTM retorna a partir desta quinta, dia 11

Expresso Linha 10 (CPTM)

A CPTM anunciou o retorno do Expresso Linha 10, serviço que liga a estação Santo André à Estação Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa, com parada em São Caetano, nesta quinta-feira, 11 de fevereiro.

A reestréia do serviço também trouxe uma “novidade”, a volta da Série 2100, o famoso trem espanhol, que passou a ser reserva da frota de trens das séries 7000 e 7500. Ironicamente, ver um trem adaptado do serviço regional para viagens metropolitanas em ‘expresso’ soa bastante curioso.

Com aceleração lenta, a composição perde preciosos segundos comparado a seus irmãos mais novos, mas isso é minimizado parcialmente pelos longos trechos percorridos entre as três estações. Normalmente, os problemáticos Série 3000 faziam esse trajeto até o ano passado.

O serviço expresso estava suspenso desde março do ano passado por conta da quarentena implantada pelo governo do estado para conter a pandemia do coronavírus.

O Expresso voltará a funcionar de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h30 e das 16h00 às 20h15. Os trens partem a cada 30 minutos das duas estações iniciais. Em Santo André o primeiro horário é de 6h00 e na Estação Tamanduateí, às 6h15. As últimas partidas acontecem às 09h30 e 09h15, respectivamente.

À tarde, as partidas ocorrem às 16h00 em Tamanduateí e 16h15 em Santo André, com encerramento às 20h00 (Tamanduateí – Santo André) e 20h15 no sentido oposto.

“O serviço da CPTM é uma importante alternativa para os passageiros que vivem e trabalham na região do ABC Paulista, levando os passageiros com mais rapidez nos horários de pico para um acesso ao Metrô de São Paulo (Linha 2-Verde)”, afirma Alexandre Baldy, secretário dos Transportes Metropolitanos.

O valor da tarifa é o mesmo do serviço parador, ou seja, R$ 4,40. O Expresso Linha 10 é possível por conta da disponibilidade de uma via singela que existe no trecho, por isso apenas uma composição realiza as viagens.

A CPTM também operava dois outros expressos, um no período da noite para atender estudantes, e outro aos sábados, que era estendido até a estação Luz. Os dois ainda permanecem suspensos.

Previous Post

Montagem da primeira passarela da estação Santo Amaro começará no dia 13

Next Post

Governo nega pedido de impugnação do leilão das linhas e 8 e 9 da CPTM

Related Posts