Expresso Linha 10 da CPTM retorna a partir desta quinta, dia 11

Avatar
Serviço entre Santo André e Tamanduateí estava suspenso desde março de 2020 por conta da pandemia
Expresso Linha 10 (CPTM)

A CPTM anunciou o retorno do Expresso Linha 10, serviço que liga a estação Santo André à Estação Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa, com parada em São Caetano, nesta quinta-feira, 11 de fevereiro.

A reestréia do serviço também trouxe uma “novidade”, a volta da Série 2100, o famoso trem espanhol, que passou a ser reserva da frota de trens das séries 7000 e 7500. Ironicamente, ver um trem adaptado do serviço regional para viagens metropolitanas em ‘expresso’ soa bastante curioso.

Com aceleração lenta, a composição perde preciosos segundos comparado a seus irmãos mais novos, mas isso é minimizado parcialmente pelos longos trechos percorridos entre as três estações. Normalmente, os problemáticos Série 3000 faziam esse trajeto até o ano passado.

O serviço expresso estava suspenso desde março do ano passado por conta da quarentena implantada pelo governo do estado para conter a pandemia do coronavírus.

O Expresso voltará a funcionar de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h30 e das 16h00 às 20h15. Os trens partem a cada 30 minutos das duas estações iniciais. Em Santo André o primeiro horário é de 6h00 e na Estação Tamanduateí, às 6h15. As últimas partidas acontecem às 09h30 e 09h15, respectivamente.

À tarde, as partidas ocorrem às 16h00 em Tamanduateí e 16h15 em Santo André, com encerramento às 20h00 (Tamanduateí – Santo André) e 20h15 no sentido oposto.

“O serviço da CPTM é uma importante alternativa para os passageiros que vivem e trabalham na região do ABC Paulista, levando os passageiros com mais rapidez nos horários de pico para um acesso ao Metrô de São Paulo (Linha 2-Verde)”, afirma Alexandre Baldy, secretário dos Transportes Metropolitanos.

O valor da tarifa é o mesmo do serviço parador, ou seja, R$ 4,40. O Expresso Linha 10 é possível por conta da disponibilidade de uma via singela que existe no trecho, por isso apenas uma composição realiza as viagens.

A CPTM também operava dois outros expressos, um no período da noite para atender estudantes, e outro aos sábados, que era estendido até a estação Luz. Os dois ainda permanecem suspensos.

Total
9
Shares
Previous Post

Montagem da primeira passarela da estação Santo Amaro começará no dia 13

Next Post

Governo nega pedido de impugnação do leilão das linhas e 8 e 9 da CPTM

Related Posts