A Cetesb concedeu ao governo do estado a Licença Ambiental Prévia para a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra.
O documento é o primeiro passo para que as obras possam ter início, mas a ViaQuatro, concessionária do ramal, só poderá realizar os trabalhos de construção após obter outra autorização, a Licença Ambiental de Instalação (LAI).
Segundo a gestão estadual, essa licença será solicitada nos próximos dias e, apesar do prazo curto, ela ainda pretende que isso ocorra em dezembro.
A previsão havia sido feita pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em meados deste ano, durante assinatura dos primeiros aditivos para construção do novo trecho de 3,3 km.

A Linha 4, que hoje tem 11 estações, passará a contar com as estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra. A ViaQuatro estava perto de concluir o projeto executivo de ambas, além de levantamentos geológicos e estudos ambientais.
A previsão é que a extensão atraia mais 100 mil passageiros por dia e amplie o ramal para 16,1 km de extensão. A viagem completa entre Taboão e Luz levará 55 minutos.
O cronograma da obra prevê a entrega das duas novas estações em 2028, mas para isso ainda será preciso assinar um novo aditivo contratual com a concessionária, onde será estabelecido o valor da obra e as compensações pelo investimento.