Extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela mudou e ficou maior
ViaMobilidade teve de alterar projeto após fim de convênio com a Prefeitura de SP, que previa prolongamento de avenida. Trecho subterrâneo será mais longo

A ViaMobilidade fará uma apresentação pública do relatório ambiental preliminar da extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela no próximo dia 27, mas já antecipamos aqui uma mudança importante.
A expansão do ramal passou por mudanças profundas após um convênio entre a Prefeitura de São Paulo e a concessionária ser encerrado.
Até então, previa-se que a Avenida Carlos Caldeira Filho seria prolongada e com isso parte das vias da Linha 5 ocuparia esse espaço. A concessionária seria responsável por implantar a pista norte da avenida.
Por conta do convênio, a ViaMobilidade havia optado pela Alternativa 06 de trajeto da extensão, com 4,3 km ao todo, sendo 3,23 km em elevado e 1,1 km subterrâneo.
Agora a empresa refez a Alternativa 01, que propõe uma extensão maior, de quase 5 km. Ele segue uma mudança estabelecida por um relatório técnico desenvolvido pela SYSTRA e concluído em novembro passado.

Menos desapropriações
Nesse documento consta uma nova configuração de traçado, que possui 4.913 metros de extensão. Desse total, 2.082 metros serão em elevado, 198 metros em vala a céu aberto e 2.633 metros de vias subterrâneas.
O novo desenho evita um impacto maior na superfície já que seria preciso liberar quase 12.000 m² de área onde estão ocupações irregulares, impactando não apenas o aspecto social, mas também o custo e prazo da obra.
“Com os ajustes de projeto, haverá redução das intervenções em equipamentos públicos e áreas de desapropriação, além do que, não existe mais sobreposição de projeto com o perímetro do Parque Santo Dias”, diz o relatório.

Trecho subterrâneo maior e mais VSEs
O trajeto revisado da Linha 5-Lilás parte em via elevada da estação Capão Redondo, passa pela lateral do pátio de mesmo nome e segue por cerca de 800 metros até a superfície na futura estação Comendador Sant’Anna.
Após a estação, a via começa a descer e num pequeno techo corre em vala até ter altura para entrar no túnel a ser construído por método NATM. O trajeto passa pela estação Jardim Ângela e termina em um VSE (poço de ventilação) pouco mais de 500 metros da estação.
Com a expansão do trecho subterrâneo, a Linha 5 ganhará mais três VSEs em vez de um apenas. O primeiro ficará logo após o início do túnel, o segundo entre ele e a estação Jardim Ângela, e o terceiro, como explicado, no final da via.
Comendador Sant’Anna
Pela descrição, a estação terá plataformas laterais no nível da superfície, com o mezanino superior servindo de acesso e área de bloqueios e salas operacionais. Salas técnicas serão instaladas em um edifício separado na superfície.
Apesar de reduzir bastante as desapropriações, o novo traçado terá um impacto maior no entorno desta estação, além de ser uma barreira urbana para pedestres e veículos.

Jardim Ângela
Subterrânea, a estação será constituída por cinco poços secantes com 31 metros de diâmetro cada e será mais profunda do que antes, na chamada cota 770 (770 metros de altitude).
A mudança colocará o acesso principal da estação ao norte, mais próximo de onde ficará um novo terminal de ônibus, assim como um bicicletário próximo a uma ciclovia da região.
As salas técnicas, por sua vez, ficarão dentro da estação, aproveitando o maior volume de escavação previsto.
O relatório preliminar apontou que a nova solução reduzirá o custo da obra embora mantendo o mesmo prazo de implantação.
O governo do estado espera começar a tirar do papel a extensão no segundo trimestre e entregá-la em 2029. São esperados mais 150 mil usuários por dia quando o trecho ficar pronto.
Acho essa extensão de suam importância, mas creio que já deveriam iniciar os estudos visando levar a Linha até a Estação Ipiranga na outra ponta.
Linha Verde após chegada na Penha vai ficar bem lotada, e depois que chegar em Guarulhos pode ficar caótica.
Sempre pensei que pudessem levar essa linha até uma estação final no Brás, acho que faria mais sentido. Brás é uma grande centralidade dentro de SP, faria mais sentido, não?
Hoje em dia nem tanto, já que as novas linhas tendem a evitar o trecho Barra Funda – Brás por está sobrecarregado, então a Linha 5 indo para o Ipiranga ou Parque da Mooca faria mais sentido, já que evita a necessidade das pessoas vindo da Linha 2 e Linha 6 sobrecarregar a Linha 10 apenas para descer no Brás para pegar a Linha 5.
Cleber, gostaria muito que a Linha 5-Lilás se conectasse a Estação Ipiranga mas esse projeto, infelizmente, foi descartado.
A Linha 5 Lilás já está com superlotação e não comporta mais passageiros!
Para atender o Jardim Ângela a melhor solução deveria ser uma Nova Linha que tivesse o mesmo traçado da Av. Guarapiranga e M’Boi Mirim. No outro sentido poderia interligar com estações de outras Linhas: Socorro L1, Aeroporto L17, Hosp. S.P. L5, Paraíso L1eL2
A Linha 5 comporta mais passageiros se a ViaMobilidade comprar mais trens para suportar essa extensão, poderia já comprar uns trens extras para numa eventual extensão até o Ipiranga ou Parque da Mooca.
Não é ponto pacífico.
Entendi
Você tem toda a razão!
há superlotação porque pessoas que moram no jardim Angela, utilizam a linha 5.
Puxa, por essa eu não esperava, essa da Estação Comendador Sant’ Anna ser em superfície me surpreendeu e ainda mais com uma vala até chegar num túnel e uma Estação Jardim Ângela mais profunda, achei que o projeto antigo prevaleceria e vamos ver o que o pessoal da região vai achar disso na audiência pública! O importante é que a extensão saia do papel de fato, que fique pronta dentro do prazo, mas dentro do orçamento é até querer demais em se tratando de Brasil, bom, de prazo também, claro!
espero que tenhamos também uma compra de trens pq já está muito difícil de usar essa linha no pico já com a quantidade de material rodante disponível hoje, imagina com a extensão…
e concordo que já deveriam estar prevendo a conexão da L5 com as L10 e L15 em Ipiranga. é uma conexão muito necessária já hoje
o mais objetivo seria levar até o Cartier, eu achando que essa extensão de quase 5 km seria levar o metrô até o menininha o bom que fica com mais espaço pro trens parados.
Existem muitas incertezas sobre o projeto, mas se tem uma coisa que com toda certeza acontecerá é a compra de mais trens. Alias essa é a principal razão para o pouco caso que estão fazendo com a frota F. Vai ser algo em torno de uns 10 trens novos
A estação Capão Redondo ficará um CAOS no início da manhã. O pessoal terá que respeitar o embarque pelas laterais senão vai ter confusão !
Carlos, com a extensão da linha 5 até lá, a Via Mobilidade devera comprar até 20 novos Trens pra suprir a demanda, assim o intervalo ficará até 1 minuto com esses Trens manobrando pós jd Ângela
a viamobilidade não, quem compra é o estado com dinheiro público, viamobilidade só opera serviço e manutenção
quando isso acontece vai muda ávida de todo porque quem mora no extremo sofre muito eu saído metrô capão 3 horas e chego às 5 horas muito com achegada do metrô vai salva nos
Nós moradores do trecho onde poderá haver desapropriações até a estação Comendador Santana, gostaríamos de ter mais informações sobre isso e se agora o prolongamento da avenida Carlos Caldeira, mais a canalização do córrego dos brancos e avenidas ou ruas à sua margem estão previstas para quando e à cargo de quem, prefeitura ou estado? Ninguém esclarece isto, pois sempre ouvimos que depende da obra do metrô e agora diz a matéria que terminou o consórcio, ou seja, esta região está nas mãos de quem, para ter no mínimo uma rua asfaltada e saneamento básico?
Carlos Caldeira não será extendida.