Falha elétrica paralisou parcialmente Linha 4-Amarela nesta manhã de terça

Segundo ViaQuatro, concessionária que opera o ramal de metrô, operação em todas as 11 estações foi retomada às 8h50
Estação Pinheiros

A Linha 4-Amarela chegou a ter a operação paralisada nesta manhã de terça-feira, 13 de dezembro, mas voltou a funcionar parcialmente entre Vila Sônia e Paulista e às 8h50 já operava em toda a sua extensão.

Em nota enviada ao site, a ViaQuatro afirmou o seguinte: “Às 7h30, devido à falha elétrica gerada por oscilação de energia, a Linha 4-Amarela foi paralisada. A energia já foi restabelecida e a operação começou a ser normalizada”. Mais tarde, a empresa declarou que “Das 7h30 às 8h48, devido à falha elétrica gerada por oscilação de energia, a Linha 4-Amarela foi paralisada. A operação já foi normalizada.”

Imagens mostram passageiros dentro dos túneis tentando chegar à estação República enquanto uma tempestade forte atinge a capital.

O trecho interrompido incluía as estações Higienópolis-Mackenzie, República e Luz, as duas últimas que fazem conexão com vários ramais importantes como as linhas 1-Azul, 3-Vermelha, 11-Coral, Expresso Aeroporto e o Serviço 710.

Apesar da retomada da operação nas 11 estações, deverá levar algum tempo para que o movimento de passageiros se estabilize, portanto, é recomendável pensar em alternativas de trajeto.

 

 

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9 comments
  1. Normal!
    Com o temporal que teve é bem provável que um raio caiu próximo á substação causando a oscilação de energia, e o sistema por segurança desligou a rede.

    1. C.a a rede que a v4 utiliza é a mesma do metro de alto tensão que deve ter vindo com sobrecarga da hidroelétrica

      1. Se fosse o metrô estatal você provavelmente estaria aqui vociferando contra e pregando privatização pra melhorar. Haja hipocrisia…

  2. A empresa tem que investir em sistemas de energia mais eficientes , mais tecnologia e em infraestrutura de energia elétrica e não ficar somente lucrando, aliás você trabalha nesta empresa para ficar se doendo por esta empresa?

    1. O engraçado é que quando consultamos as estatísticas de operação do metrô (todas as linhas públicas e privadas), a disponibilidade do sistema é de 98% a 99%.

      Mas sempre tem alguém reclamando dos 1% a 2% de indisponibilidade impossíveis de serem atingidos por qualquer metrô do mundo.

      Ainda não existe sistema perfeito ou o moto perpétuo.

  3. Incidente normal para a ocasião, apesar dos transtornos.

    Chegamos na época das famosas chuvas de verão, em que a cidade se afoga e a infraestrutura dá problemas para todo lado. Ainda assim, pegar essa linha é mais confiável nessa época que tentar passar pela cidade de carro nessa época do ano pelo histórico dos anos anteriores.

  4. Nossa, a Via4 deveria ter sua própria geração, distribuição e um bom guarda chuva para não ter descargas nas subestações aí sim, não tem como oscilar já que a eletricidade de São Paulo vem de inúmeros locais geradores, alguns com milhares de problemas, sem falar na exposição dos cabos nas Torres de transmissão, até imagino como seria cobrir milhares de kms dessas redes onde passam por vezes 750 mil V

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