Tarcísio de Freitas irá fundir secretarias de Transportes Metropolitanos e Habitação

Pastas atuais deverão dar origem a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, segundo declaração do governo eleito em evento nesta segunda-feira, 12
Trens da CPTM e da ViaMobilidade (Jean Carlos)

Atual responsável pelo transporte público sobre trilhos e de ônibus intermunicipais, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos deverá desaparecer na gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo declarou o governador eleito, ela será fundida com a Secretaria da Habitação para criar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

O anúncio ocorreu nesta segunda-feira, 12, em evento organizado pelo SindusCon-SP, ABRAINC (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliária), Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e Aelo (Associação das Empresas Loteadoras).

De acordo com Tarcísio, a nova pasta será responsável pelo planejamento integrado de habitação e infraestrutura de transportes. O futuro governador, que assumirá o cargo no dia 1º de janeiro, também confirmou que a CDHU, companhia de desenvolvimento habitacional e urbano, será fortalecida, assumindo o planejamento urbano – a empresa deveria ter sido extinta pela gestão Doria/Garcia, mas que acabou não finalizando o processo.

Trem da Linha 3-Vermelha do Metrô (Jean Carlos)

“Vamos trazer mais capital privado, principalmente para a revitalização dos centros urbanos e deixar como legado acabar com a Cracolândia. O rebaixamento da linha férrea poderia repotencializar toda a área. E a recuperação dos mananciais, das matas ciliares é uma meta”, afirmou.

Durante a campanha eleitoral, o ex-Ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro prometeu tirar do papel o enterramento dos trilhos do trecho entre Lapa e o centro da capital, um projeto ambicioso e complexo.

Até o momento, o governador eleito não anunciou o escolhido para chefiar a nova secretaria.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
11 comments
  1. Rebaixamento da malha urbana na lapa = esconder os usuários do transporte publico para abrir mais vias para mais carros poluidores…

    pois qdo vai custar essa brincadeira ai, com TROCENTAS PRIORIDADES a mais para se investir? pois rebaixamento da via vai trazer TRANSTORNOS e interdições nas linhas CENTRAIS com mais de 1 milhão de passageiros por dia util….

    1. Ideia de jerico esse eventual rebaixamento, como você disse bem só irá encher mais ainda as ruas com veículos poluentes, sem contar a grana pesada que envolveria tal projeto.
      Mas creio que seja só uma promessa eleitoreira burra mesmo, o cara nem tem noção o que é a Grande SP, o RJ dele nem se compara, deveria ter ficado por lá…

      1. Pronto, agora o Tarcísio é culpado pela roubalheira que os políticos cariocas (junto com o novo velho presidente) promoveram naquele estado? Mesmo ele sendo funcionário concursado de Brasília neste período? Haja xenofobia!!

        Tarcísio estudou muito sobre SP e está desenterrando projetos que há muitos anos estavam arquivados. Claro que o país tá quebrado e as obras são muito caras, mas ele será melhor do que as múmias vivas e o engomadinho lacrador que já ocuparam o GESP.

    2. Concordo que existe outras prioridades mas é possível fazer a obra sem atrapalhar a região, mas aí é custo de construir uma nova linha de metrô né, mesmo que muito curta, seria ótimo e sanaria o problema de compartilhar vias com a MRS, mas com toda certeza tem outras prioridades

  2. Qual a ideia de gênio de ar condicionado porque não é para esconder que utiliza trem Urbano para não ter problema de raio caindo na rede elétrica do trem só isso

  3. EU acho uma ótima idéia, mas não o rebaixamento e sim tunéis como o metro. Ai teriamos novamente uma cidade como foi planejada antigamente sem ser cortada pelas vias ferreas.

  4. quando eles dizem trazer mais capital privado, entende-se mais dinheiro público injetado nos empresários amigos.

  5. Para quem mora em São Paulo há tão pouco tempo duvido conheça as reais prioridades do Estado. Duvido mais, que ele seja capaz de cumprir suas promessas faraônicas. Sinceramente espero estar enganada!

  6. Essa ideia de enterrar as vias é antiga e atende os interesses do mercado imobiliário para explorar a faixa de terreno que seria liberada. O Kassab é o patrono deste projeto.
    Porém , a execução é muito difícil, embora as empreiteiras sonhem com ela devido aos bilhões envolvidos

  7. E já começa a gestão cheio de equívocos. Acabar com a cracolândia? Ótimo. Mas como? Qual a mágica que farão com os usuários? Já sei que podemos esperar muita truculência e desumanidade pra tratar a questão. Um horror terem eleito esse cara.
    Segundo ponto. Priorizar rebaixamento de linha de trem é coisa de quem não conhece a cidade e não entende as prioridades reais. Por fim, vai jogar nosso dinheiro no lixo, fazendo maquiagem pra rico aplaudir.

Comments are closed.

Previous Post

Falha elétrica paralisou parcialmente Linha 4-Amarela nesta manhã de terça

Next Post

A situação das obras nas estações da Linha 17-Ouro: Brooklin Paulista

Related Posts