Fim do mistério: Linha 25-Topázio é o nome oficial do ferrovia ‘Arco Sul’, de trens metropolitanos

Linha 25-Topázio: Nomenclatura oficial do Arco Sul (Jean Carlos)
Linha 25-Topázio: Nomenclatura oficial do Arco Sul (Jean Carlos)

O governo do estado está planejando novas linhas ferroviárias para a região metropolitana de São Paulo e um delas será a Linha 25-Topázio.

Trata-se da nova denominação do Arco Sul , uma linha de trens metropolitanos que poderá ser implantada na região sul da Grande São Paulo.

A mais nova versão da Linha 25-Topázio prevê atender quatro municípios na região metropolitana: a capital São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Embu das Artes.

O site teve acesso aos estudos da rede futura que não só mostram o traçado proposto para o novo ramal como as estações, demanda e investimentos previstos para o novo trecho.

Traçado da Linha 25-Topásio (STM)
Traçado da Linha 25-Topásio (STM)

Trilhos se sobrepondo aos ônibus da Metra

O trecho contará com 21 estações. Em Embu das Artes estão previstas as estações Embu, Pataxós, Jardim São Marcos e Jardim Vitória.

Em São Paulo estão previstas as estações Parque Munhoz, Campo Limpo (L5/L24), Jardim São Luiz, Guido Calói, Atlântica, Jurubatuba (L9), Sabará, Yervant, Vila Joaniza, Cidade Ademar e Jardim Miriam.

Já em Diadema estão previstas as estações APAE Diadema, Vila Conceição e Casa Grande.

Ônibus do Corredor ABD, operado pela Metra/Next
Ônibus do Corredor ABD no centro de São Bernardo do Campo: Linha 25 pode colocar um fim ao monopólio rodoviário no município (Jean Carlos)

Por fim, em São Bernardo do Campo estão previstas as estações Independência, Álvaro Guimarães e São Bernardo do Campo, esta localizada no coração do sistema de corredores de ônibus operados pela Metra.

A empresa controlada por um influente grupo empresarial tem conseguido evitar que os trilhos cheguem ao município, como ocorreu com a Linha 18-Bronze.

Inicialmente o monotrilho teve um trecho suprimido por percorrer boa parte do trajeto do Corredor ABD e em 2019 o ramal que seria operado pela empresa VEM ABC acabou substituído pelo “BRT ABC” pela gestão do ex-governador João Doria.

Estações da Linha 25-Topásio (STM)
Estações da Linha 25-Topásio (STM)

Demanda elevada

A demanda estimada para o novo trecho será de 616 mil passageiros por dia. As estações com maior destaque são Jardim São Marcos (99 mil passageiros/dia), São Bernardo do Campo (95 mil passageiros/dia) e Campo Limpo (90 mil passageiros/dia).

Demanda da Linha 25-Topásio (STM)
Demanda da Linha 25-Topásio (STM)

Algumas das características iniciais da Linha 25-Topázio são:

  • Extensão de 34 quilômetros
  • Carregamento crítico de 19 mil passageiro/h/sentido
  • Demanda de 2.100 passageiros/km
  • Intervalos de 3 minutos no horário de pico
Extensão prevista para a Linha 25-Topásio (STM)
Extensão prevista para a Linha 25-Topázio (STM)

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A Linha 25-Topázio deverá ter custo de implantação estimado de R$ 34 bilhões. O prazo para implantação da nova linha é colocado para o longuíssimo prazo, sendo inserida no cenário pós-2040.

Nota do editor

A Linha 25-Topázio é uma ótima notícia para milhares de pessoas que residem no ABC Paulista, sobretudo em São Bernardo do Campo e Diadema, que têm sido praticamente ignoradas na expansão sobre trilhos.

A despeito da importância da Linha 20-Rosa é fato que o ramal metroviário passará distante das regiões mais carentes de São Bernardo, obrigando os usuários a pagar uma tarifa cara para a Metra e seus ônibus.

Espera-se que a atual gestão e as próximas tenham a coragem necessária para encerrar o monopólio privado dos ônibus e levar à frente a Linha 25.

Embora ela tenha um traçado perimetral, sua ligação com importantes ramais de metrô e trens promete criar uma nova dinâmica de transporte de qualidade em regiões de mobilidade precária.

Ricardo Meier

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