Fomos conferir as obras do Pátio Morro Grande da Linha 6-Laranja

Novo pátio deverá ser a principal base da concessionária LinhaUni após o início da operação da Linha 6-Laranja. Construtora Acciona mantém ritmo de trabalho acelerado e vias já estão em fase de implantação
Pátio Morro Grande deverá ser principal base técnico-administrativa a Linha Uni (Jean Carlos)
Pátio Morro Grande deverá ser principal base técnico-administrativa a Linha Uni (Jean Carlos)

A implantação de empreendimentos metroviários requer, além de estudos apurados, um esforço técnico e organizacional bastante expressivo. O Pátio Morro Grande, da Linha 6-Laranja, que está sendo implantado pela Acciona e será operado pela concessionária LinhaUni, demonstra avanços significativos e a adoção de formatação que traga mais eficiência.

O site foi convidado, junto de outros portais de mobilidade, a conferir de perto o avanço e as principais características do que será o principal centro técnico-administrativo da Linha 6-Laranja.

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Local

O Pátio Morro Grande está localizado na zona norte de São Paulo após a estação Brasilândia. No local existia uma antiga pedreira que precisou passar por diversos processos para se adaptar às novas funções. Destaca-se a drenagem do lago artificial e o nivelamento do terreno rochoso.

A área está em um dos pontos mais elevados da Linha 6-Laranja. Um túnel com duas vias está sendo construído para conectar a estação Brasilândia com a principal base de manutenção da Linha 6.

Localização do Pátio Morro Grande (Jean Carlos)
Localização do Pátio Morro Grande (Jean Carlos)

Bloco de Manutenção

Um dos aspectos diferenciais do Pátio Morro Grande pode ser visto em uma das suas maiores estruturas, o bloco de manutenção, também nomeado por Bloco A. Com uma área de aproximadamente 16 mil metros quadrados, o novo local deverá alocar sete vias para diversas manutenções.

Este espaço possui diversas novidades. Dentro do galpão estão sendo implantadas pontes rolantes que permitirão a movimentação de equipamentos pesados como o ar condicionado dos trens.

Existem ambientes com valas para revisões abaixo das composições e passarelas para manutenções elevadas. O espaço deverá ter capacidade para a execução das atividades corretivas e preventivas.

Para além das manutenções de trens unidade, o reprojeto do pátio contemplou espaço para manutenção de veículos auxiliares, que geralmente necessitam de demandas específicas, sobretudo mecânicas.

A alocação do almoxarifado anexo ao bloco de manutenção foi outra inovação do projeto. Através desta disposição é possível centralizar todas as peças necessárias para a manutenção praticamente ao lado dos trens, gerando eficiência com menores tempos para reparação.

Bloco de administração

O Pátio Morro Grande também contará com uma estrutura dedicada para a administração onde as equipes da concessionária estarão alocadas. O prédio deverá abrigar também o Centro de Controle Operacional (CCO) da Linha 6-Laranja.

O espaço possui cerca de 3,5 mil metros quadrados e possui, além do nível térreo, um pavimento construído. A ideia é que todas as equipes, desde o nível técnico até a alta diretoria, possam estar centralizadas em um único ambiente.

O local está estrategicamente posicionado próximo à entrada do Pátio Morro Grande e contará com uma visão privilegiada da área de manobra por onde será possível visualizar as chegas de despachos dos trens.

Subestações e túnel de cabos

Para dar conta de todos os sistemas, instalações e atuações a serem executadas dentro do Pátio Morro Grande, foram construídas duas subestações. Uma subestação retificadora deverá fornecer energia em média tensão (1500 Vcc) para os trens dentro do pátio.

Outra estrutura, a subestação auxiliar, deverá fornecer energia para os demais sistemas de apoio em baixa tensão, sobretudo para as áreas administrativas.

Para permitir a alimentação de todo o pátio e evitar dezenas de metros de cabos e centenas de postes expostos, a LinhaUni projetou uma série de passagens subterrâneas para a alocação dos cabos.

Apesar de ser algo considerado comum, os túneis para passagens de cabos, assim como as subestações levaram em consideração um item importante: o conforto para os agentes de manutenção. As largas galerias permitem a atuação das equipes, tanto para instalação tanto para reparos, sem estarem sujeitos a condições de insalubridade, como os espaços confinados.

Estruturas pré-moldadas foram instaladas em trincheiras e depois cobertas. As estruturas de concreto armado possuem lâminas metálicas especiais que evitam o desgaste prematura das armaduras pela passagem da corrente elétrica.

Pátio de estacionamento

O pátio de estacionamento de trens é uma vasta área onde as composições deverão ser alocadas após o fim das atividades comerciais da Linha 6-Laranja. Nesta etapa, estão sendo instalados os primeiros Aparelhos de Mudança de Via (AMV).

Os equipamentos são fundamentais para permitir a manobra dos trens dentro das diversas vias do pátio. O tipo de trilho adotado aparenta ser o tipo UIC-60, formato ideal para trafego de trens de passageiros com maior segurança e velocidade.

Alguns dos AMVs estavam numerados. Era possível visualizar até oito equipamentos instalados. O processo de implantação nesta etapa foca apenas no posicionamento dos trilhos. Os AMVs deverão passar pelo processo de soldagem e posteriormente a instalação das máquinas de chave que movimentaram as agulhas do sistema de manobra.

Área do estacionamento de trens no Pátio Morro Grande (Jean Carlos)
Área do estacionamento de trens no Pátio Morro Grande (Jean Carlos)

Túneis

O acesso dos trens ao Pátio Morro Grande se dará através de túnel NATM duplo na porção leste do pátio. Duas vias serão posicionadas para permitir maior fluxo de trens nos despachos e recolhimentos.

O túnel está sendo escavado em rocha através de método manual até a estação Brasilândia. Para penetrar as estruturas em granito foram utilizados dispositivos explosivos que realizam a detonação controlada das frentes de escavação.

Túnel de acesso ao pátio Morro Grande (Jean Carlos)
Túnel de acesso ao pátio Morro Grande (Jean Carlos)

Segurança

Um dos aspectos mais importantes da obra é a segurança durante a realização das atividades. Diferentemente de muitos empreendimentos metroferroviários, na Linha 6-Laranja diversas ações estão ocorrendo em todos os lados.

A coordenação das equipes e o foco na segurança podiam ser vistos desde o uso de equipamentos de proteção, obrigatórios para os serviços executados, mas também em relação ao trânsito constante de materiais. Rotas de segurança são estabelecidas para permitir com que funcionários possam se deslocar sem se comprometer.

Funcionários atuando na implantação de AMVs no Pátio Morro Grande (Jean Carlos)
Funcionários atuando na implantação de AMVs no Pátio Morro Grande (Jean Carlos)

Na região dos túneis, por exemplo, alarmes eram acionados diversas vezes alertando sobre o início de detonações com rocha que, apesar de relativamente distantes da entrada do pátio, podiam ser ouvidas.

Além das questões de implantação, as estruturas do pátio permitirão também a segurança dos funcionários durante a operação. O aproveitamento do espaço, aliada às estratégias efetivas de deslocamento e integridade dos funcionários torna o Pátio Morro Grande um dos mais seguros para a operação metroferroviária.

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