Linha 5

Futura estação Alto da Boa Vista da Linha 5 vai ganhando forma

Parada é a próxima após a estação Adolfo Pinheiro e deve ser inaugurada em meados de 2017
Edifício administrativo da estação Alto da Boa Vista surge
Edifício administrativo da estação Alto da Boa Vista surge
Edifício administrativo da estação Alto da Boa Vista surge
Edifício administrativo da estação Alto da Boa Vista surge

Quem passa pela avenida Santo Amaro, próximo ao início da Avenida João Dias já consegue ver uma estrutura surgindo no canteiro das obras do Metrô. Trata-se do edifício de operações da estação Alto da Boa Vista, parte da expansão da Linha 5-Lilás.

A construção pré-fabricada começou a ser montada nos últimos dias e é a parte mais visível da fase final da obra. A estação, juntamente com as paradas Borba Gato e Brooklin, devem ser as primeiras a serem abertas ao público, a princípio, no 1º semestre de 2017. De fato, elas são as mais adiantadas e já têm uma das vias dos trens concluída – a segunda deve terminar no início de 2016.

Quando forem inauguradas, essas estações farão com que a Linha 5 passe a ter 10 paradas, mas ainda distante de resolver o problema de mobilidade da região. Isso só deve ocorrer no final de 2017 caso as estações Santa Cruz e Chácara Klabin consigam ser completadas e o ramal passe a ter conexão com as Linhas 1-Azul e 2-Verde.


Apesar do avanço, as obras das estações Alto da Boa Vista e Borba Gato estão prestes a trocar de mão. O atual consórcio Galvão-Serveng está de saída para que o vencedor da licitação de complemento das obras assuma, o consórcio Contracta-Telar.

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

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