Futura rede de trilhos de SP poderá adicionar mais 9 milhões de passageiros ao sistema

Site somou projetos em implantação com estudos atualmente em desenvolvimento. Confira o que está na mira do governo do estado
Rede Futura trará mais de 9 milhões de passageiros para o transporte sobre trilhos (Jean Carlos)
Rede Futura trará mais de 9 milhões de passageiros para o transporte sobre trilhos (Jean Carlos)

A expansão da rede de transporte sobre trilhos em São Paulo é uma das principais políticas para o desenvolvimento da metrópole. A construção de novas linhas e ampliação das atuais trará para os trilhos mais de 9 milhões de novos passageiros.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

As estimativas foram apontadas durante apresentação realizada durante palestra no Instituto de Engenharia. Veja a seguir quais as linhas deverão receber mais passageiros.

Veja também:

Proposta de rede futura em dezembro/2023 (Jean Carlos)
Proposta de rede futura em dezembro/2023. Na cor verde, os projetos em implantação e em azul, os planejados (Jean Carlos)

Expansão atual

Atualmente estão em curso obras para expansão da rede nas Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha, na Linha 9-Esmeralda, chegando até a estação Varginha, e na Linha 15-Prata, atendendo as regiões de Jacu-Pêssego e Ipiranga.

Para este trecho a demanda estimada de novos passageiros é de 569 mil para a extensão da Linha 2-Verde. Na Linha 15-Prata as novas extensões deverão trazer até 267 mil usuários para o sistema. Por fim, a extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha tem potencial de atrair até 110 mil passageiros.

Demanda de transporte das linhas em construção (STM)
Demanda de transporte das linhas em construção (STM)

As novas linhas que estão sendo construídas também estão englobadas neste levantamento. Serão 633 mil passageiros atendidos na Linha 6-Laranja entre Brasilândia e São Joaquim e 93 mil na Linha 17-Ouro do monotrilho, que atenderá o trecho entre Morumbi até Aeroporto/Washington Luiz.

A expansão atualmente em curso da rede metroferroviária tem potencial de acrescentar 1,6 milhão de novos passageiros ao sistema sobre trilhos.

Demanda de transporte das linhas em construção (STM)
Demanda de transporte das linhas em construção (STM)

Expansão futura

A rede futura deverá ampliar a demanda de passageiros de forma consistente. Serão 7,6 milhões de novos passageiros que passarão a utilizar métodos mais limpos de transporte.

As expansões da Linha 2-Verde para Dutra, em Guarulhos, e Cerro Corá deverão trazer mais 369 mil passageiros. As Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que deverão ganhar novas estações, beneficiarão 370 mil e 283 mil passageiros, respectivamente.

A Linha 6-Laranja, que será ampliada para São Carlos e Bandeirantes, nas pontas sul e norte respectivamente, deverá carregar mais 256 mil passageiros diários.

A Linha 13-Jade deverá receber duas expansões. A primeira chegará até Bonsucesso em Guarulhos e atenderá 159 mil passageiros. A segunda, rumo à estação São Carlos, deverá atrair 269 mil passageiros para a rede.

A Linha 14-Ônix, em projeto pela CPTM, atenderá o trecho entre Guarulhos e ABC passando pelo bairro dos Pimentas, Zona Leste e Santo André. A demanda prevista para este trecho é de 667 mil passageiros.

Demanda de transporte das linhas em projeto (STM)
Demanda de transporte das linhas em projeto (STM)

O monotrilho da Linha 15-Prata deverá chegar até a estação Hospital Cidade Tiradentes. Essa extensão deverá atender até 132 mil passageiros. Na zona sul, o monotrilho da Linha 17-Ouro tem potencial para carregar mais 409 mil passageiros com sua expansão para São Paulo-Morumbi e Jabaquara.

Os projetos das Linhas 22-Marrom (Sumaré-Cotia) e 24-Quartzo (Alphaville-Campo Limpo) que atenderão a porção oeste da região metropolitana deverão atender mais de um milhão de passageiros por dia. Serão 646 mil pela Linha 22-Marrom de metrô e 560 mil pela Linha 24-Quartzo de trens metropolitanos.

Por fim, as linhas com maior potencial de atrair passageiros são a 16-Violeta, 19-Celeste e 20-Rosa. Estes projetos são estruturantes e com potencial de remodelar completamente o deslocamento das pessoas que vivem nas regiões próximas aos eixos de transporte.

A Linha 16-Violeta (Oscar Freire – Cidade Tiradentes) deverá atender 833 mil passageiros diariamente. A segunda mais carregada deverá ser a 19-Celeste (Bosque Maia – Campo Belo) com demanda de 1,144 milhão de passageiros. Por fim, a Linha 20-Rosa (Santa Marina – Santo André) trará para rede um número recorde de passageiros, sendo 1,510 milhões de passageiros diariamente.

Demanda de transporte das linhas em projeto (STM)
Demanda de transporte das linhas em projeto (STM)

Cabe ressaltar que os dados apresentados se tratam das projeções mais recentes e não devem ser tratados como fatos absolutos.

Projetos de expansão da rede sobre trilhos, bem como modelos de cálculo obtidos com base nas pesquisas de Origem e Destino são norteadores dos números, que podem ser revisados a qualquer momento.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
15 comments
    1. aonde cara ???, a linha amarela transporta diariamente 700 mil pessoas por dia, e essas projeções da 22 e 24 estão bem acima do que realmente vai ser, se passar de 500 mil pode comemorar

  1. Como o Estado construírá todas essas linhas promtidas, sendo que os gastos com subsídios às linhas privatizadas vão aumentando com a entrega de mais linhas para a CCR? De onde sairão esses recursos? Da tarifa? De mais empréstimos? Como não cair na mesma situação que passa a prefeitura de SP, onde gasta bilhões com subsídios, e nos últimos anos não tem conseguido investir em mobilidade urbana.

  2. As linhas prata e verde já não suportam o quantitativo de usuários, muitas escadas rolantes quebradas e sem manutenção. Quero ver quando todas as novas estações tiverem funcionando, como que vai ficar.

    1. Concordo Anderson. Nos últimos dias as escadas rolantes da Vila Prudente estão a Deus dará. Teve um dia na semana passada que todas as escadas rolantes da estação, desde a plataforma do monotrilho até a plataforma do metrô, estavam desligadas.

  3. Até 2030 poderemos ver, no cenário otimista:

    – Todos os trechos em construção no momento: +1.672 mil
    – 2-Verde (Cerro Corá – Dutra): +369mil
    – 4-Amarela (Vila Sônia-Taboão): +370 mil
    – 5-Lilás (Jardim Ângela – São Carlos): +293mil
    – 6-Laranja (Bandeirantes – São Carlos): +256mil
    – 13-Jade (Aeroporto GRU-Bonsucesso): +159mil
    – 15-Prata (Jacú Pêssego – H.Cid. Tiradentes): +132mil

    TOTAL ATÉ 2030: 3.251 mil

    As demais não devem ficar prontas até 2030, algumas pelo histórico outras pela fase que se encontram.

    Até 2040, se tuder der muito certo, aí as demais podem ser entregues. Seria um sonho, mas das restantes, se metade sair até 2040 já vai ser muito mais que a média histórica! Vamos acompanhando…

  4. Pena que a Zona Norte de São Paulo é deixada de lado. Cancelaram o Arco Norte e a linha Cachoeirinha ao Ipiranga.

  5. Só falam em ampliar as já existentes e novas linhas. A linha ouro contínua alí estática e já se deteriorando por pichações. Não se vê nem movimento nessa linha.

  6. Se no Brasil as coisas fossem levadas a sério e este país já fosse completamente desenvolvido, essa rede futura seria realidade HOJE e andar pela Grande São Paulo seria ótimo e muito mais fácil! O problema é que pra fazer tudo isso pode levar mais de mil anos, dada a lerdeza que as coisas são realizadas aqui, quem viver verá!

Comments are closed.

Previous Post
Telhado da estação Brás será reformado (Jean Carlos)

Cobertura da estação Brás da CPTM será reformada por R$ 4,2 milhões

Next Post

Cetesb concede licença ambiental para que obras comecem na estação São Joaquim, da Linha 1-Azul

Related Posts