Governo do estado cobra para que ViaMobilidade devolva trens da CPTM a partir de maio

Apesar disso, convênio entre a concessionária e a CPTM poderá resultar numa espécie de “aluguel” dos trens em plano de trabalho que ainda será discutido
Trens da CPTM precisam ser devolvidos ainda em maio (Jean Carlos)
Trens da CPTM precisam ser devolvidos ainda em maio (Jean Carlos)

O governo do estado de São Paulo diz que está cobrando a ViaMobilidade para que os trens cedidos pela CPTM em caráter de empréstimo sejam devolvidos dentro do prazo. A concessionária está com o cronograma de entrega de novos trens atrasado.

A compra de 36 trens da Alstom sofreu severos atrasos no cronograma. De dez unidades, apenas uma delas foi entregue e deverá operar até o final de maio.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Entretanto, o contrato de concessão estabelece o retorno de duas composições para a CPTM neste período, o que poderia desfalcar a frota operacional das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, assumidas por ela em janeiro de 2022.

Série 8900 fabricada pela Alstom (Jean Carlos)
Série 8900 fabricada pela Alstom (Jean Carlos)

Em resposta ao site, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) afirma que está cobrando a concessionária para que a primeira devolução ocorra ainda em maio.

Caso a devolução não ocorra, a ViaMobilidade poderá ser alvo de multas – segundo o contrato de concessão elas vão de R$ 500 mil até R$ 1 milhão ao mês.

“A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), por meio da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), vem cobrando da Concessionária a devolução dos trens à CPTM, conforme cronograma previsto no Contrato de Concessão. A primeira devolução deverá ocorrer neste mês (maio/2023). Caso se verifique atraso nesta devolução a partir de junho/2023, a CMCP instaurará o processo administrativo pertinente e, após o devido processo legal, poderá aplicar as penalidades previstas no Contrato de Concessão, sem embargo do respectivo reequilíbrio econômico-financeiro por atraso do cronograma. O mesmo expediente será adotado para todos os atrasos que sejam eventualmente apurados pela CMCP, em estrito cumprimento do Contrato de Concessão.”

CPTM poderá alugar trens

Apesar da pressão contratual e das cobranças da SPI, a ViaMobilidade ainda poderá minimizar os prejuízos decorrentes do atraso da entrega dos trens à CPTM. Isso se deve ao convênio firmado entre a operadora privada e a estatal.

Este convênio prevê, além de ajuda mútua, a cessão de material rodante à concessionária mediante pagamento de uma “mensalidade”. Poucas semanas atrás, a ViaMobilidade recebeu da CPTM uma série de vagões para transporte de trilhos longos.

Veiculo para carregamento de trilhos longos será emprestado para a ViaMobilidade (Jean Carlos)
Veiculo para carregamento de trilhos longos emprestado para a ViaMobilidade (Jean Carlos)

Procuramos a CPTM e também pedimos um esclarecimento à estatal sobre a situação atual.

“A CPTM tem ciência sobre a possibilidade de solicitação de prorrogação do prazo para a entrega dos trens da companhia emprestados à ViaMobilidade, por possíveis atrasos na entrega das composições adquiridas da fabricante. A disponibilização recíproca de recursos entre CPTM e concessionária, mediante ressarcimento, é uma prática comum prevista em convênio existente entre as operadoras. A companhia reforça que qualquer extensão no prazo será objeto de um Plano de Trabalho dentro o convênio.”

Em suma, o que pode ocorrer é o repasse de unidades por meio do convênio firmado entre as operadoras, de composições ferroviárias de passageiros por meio do pagamento de um valor a ser estabelecido por elas.

Trens da série 8500 na Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)
Trens da série 8500 na Linha 9-Esmeralda: modelo será o primeiro a ser devolvido (Jean Carlos)

De certa forma, a concessionária poderia cumprir o regramento previsto no contrato de concessão e realizar o “empréstimo” de trens diretamente com a CPTM, evitando punições junto a CMCP.

Dependendo do número de trens que forem cedidos e do valor de cada “mensalidade”, o pagamento poderia ser menor que as futuras multas por conta do descumprimento contratual, o que daria mais fôlego financeiro a concessionária e permitiria com que a operadora trabalhasse com uma operação mais próxima do habitual.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
10 comments
  1. Que absurdo. Devolvam essas linhas pra CPTM. Socorro, Ministério Público. Não temos governador!

    1. não tem governador! você leu a matéria? o próprio título da reportagem diz que o governo do Estado quem decidiu tomar essa decisão por falta de cumprimento de contrato. Quem fechou com a empresa nessas linhas não foi o atual governador e sim a antiga gestão. A concessão foi feita em janeiro de 2022 e não de 2023. Para de ser xarope e lei a matéria para depois comentar, assim não passa vergonha.

    2. O Governo do estado cobrar para que ViaMobilidade cumpra o contrato e devolva trens da CPTM devidamente revisados no mínimo com a manutenção em dia pelo período utilizado a partir de maio não seria mais que a obrigação ética e moral.
      Por ocasião das concessões precipitadas das Linhas 8 e 9 para facilitar as negociações em detrimento do Estado ocorreu mais um gravíssimo erro administrativo que foi o empréstimo sem custos das composições e não a sua venda, com o agravante de quem recebeu ainda reclamou de sua qualidade e tentou imputar responsabilidades por acidentes que existiram. Este critério deveria se aplicar a totalidade dos trens emprestados a ViaMobilidade que deveriam ser devolvidos no mínimo com a atualização da revisão da manutenção periódica executada na entrega por conta de quem emprestou, uma vez que não houve ônus por sua locação por desgaste por longo período.
      Com relação a Alstom, é a mesma que já está trazendo problemas para a Linha 15 não mudou nada.
      O TCU-Tribunal de Contas do Estado e MPE-Ministério Público Estadual, deveriam investigar com lupa estas perniciosas concessões para o Estado, e não se deixar enganar por governantes “demagógicos” em que o discurso é um e a pratica é outra.

  2. A Alstom sendo Alstom mais uma vez .
    Nunca cumpriu prazos de entrega é continua a não cumprir para concessionária também.
    Cheguei a pensar. Que ela só era displicente com as operadoras públicas mas não, ela é uma empresa realmente fraca , que só não fecha porque o governo francês segura as pontas, uma espécie de estatal francesa …..

  3. Jogo de cena. Ao mesmo tempo que a Secretaria cobra a via mobilidade a CPTM já diz que pode emprestar/alugar os trens. Essa cobrança é só para não sair de frouxo mesmo.

  4. ANOS E ANOS DE PSDB, E MUITAS PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS, AGORA EM CINCO MESES, O NOVO GOVERNADOR TEM QUE FAZER MILAGRE, CONCORDO COM VOCE MATHEUS.

  5. primeiro: isso era obvio. cansei de dizer aqui que trem não se fabrica e coloca em operação em pouco tempo.

    segundo: UM ABSURDO! graças a essa não devolução , a CPTM vai manter a frota 2000 em operação, uma frota que já estava preparada para sair de operação ano passado. a CPTM estendeu o contrato de manutenção, e vai ter que estender novamente, um contrato na casa dos 20 milhões. a CCR vai custear esse valor?

    o paulista é feito de palhaço bonito. e o pior, ele mesmo coloca o nariz vermelho e pinta seu rosto….

  6. Para o atual governador loquaz Tarcísio de Freitas, a prioridade são as concessões atabalhoadas com enorme dispêndio permanente para o Estado conforme já demonstrados por inúmeros sites, inclusive este, não se importando se as consequências técnicas de qualidade, cruzamentos desnecessários, rapidez, conforto e mobilidade irá prejudicar os usuários, (vide a Linha 18-Bronze) pois até chegou a comentar durante a campanha eleitoral em uma típica declaração para enganar trouxas e desavisados que nunca são consultados, que encerraria o contrato caso a ViaMobilidade não resolvesse os problemas frequentes!
    Os atuais critérios de promover concessões e lançamento de novas linhas não estão levando em conta a agilidade, os custos, o prazo, e a opinião dos usuários como nós e são feitos em locais em escritórios que se trabalha com ar condicionado não levando em conta o perrengue diário que passamos com a mobilidade.
    Estas atitudes de se entregar o filet mignon e ficar com o osso é a repetição do Estado subsidiando o privado, ou seja se privatiza o lucro e socializa o prejuízo, e após isso ocorrer não adiantará ficar reclamando.
    Este foi o padrão PSDB de concessão nos quase trinta anos de governo e que está tendo continuidade com Tarcísio dos Republicanos.

Comments are closed.

Previous Post

IPHAN esclarece que não proibiu retomada da obra da estação 14 Bis, da Linha 6-Laranja

Next Post
Estação Cesar de Sousa (Jean Carlos)

Expansão da Linha 11-Coral até Cesar de Sousa volta ao radar da CPTM

Related Posts