Expansão da Linha 11-Coral até Cesar de Sousa volta ao radar da CPTM

Em declarações, o secretário de mobilidade urbana de Mogi das Cruzes diz que a CPTM discute novamente a viabilidade da estação. Conversas com o governo federal e MRS Logística ainda deverão ser realizadas
Estação Cesar de Sousa (Jean Carlos)
Estação Cesar de Sousa (Jean Carlos)

A recuperação da estação Cesar de Sousa em Mogi das Cruzes voltou a ser alvo de discussão recentemente. O secretário de mobilidade do município, Caio Luz, afirmou ao G1 que a extensão da Linha 11-Coral à leste está em discussão com a CPTM.

Atualmente os trens da Linha 11-Coral fazem parada em quatro estações dentro de Mogi das Cruzes, sendo a última delas a estação Estudantes.

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Entretanto, ainda existem outras duas estações dentro do município que não prestam serviços com passageiros regularmente. São elas a estação Eng. Cesar de Sousa e a estação Sabaúna no extremo leste do município.

A estação Cesar de Souza fica localizada entre os bairros de Vila Suissa, Jardim Juliana e Jardim São Pedro que contam com uma população estimada entre 40 e 45 mil habitantes.

Atualmente existem praticamente duas vias de acesso dos bairros até a região central de Mogi: a Avenida João XXIII e a Rodovia Henrique Eroles. As poucas ligações podem, em horário de pico, causar maior impacto ao sistema viário.

Estação Cesar de Sousa está em trecho operado pela MRS (Jean Carlos)
Estação Cesar de Sousa está em trecho operado pela MRS (Jean Carlos)

Além destes dois viários, temos a ferrovia que corta a região, mas que atualmente é utilizada somente por trens de carga da MRS Logística. A ideia é utilizar a faixa de domínio existente para levar os trens até o distrito.

Entretanto, o desafio é grande. Sendo necessário, no mínimo, uma duplicação das vias férreas e implantação de toda estrutura necessária para a circulação de trens como rede aérea, sinalização e a modernização/construção de uma nova estação.

Estudos passados indicam uma demanda significativa para a estação, que teria 9 mil passageiros diários nos primeiros anos de operação e passaria aos 17 mil passageiros após 10 anos de operação.

Demanda inicial da estação Cesar de Sousa (CPTM)
Demanda inicial da estação Cesar de Sousa (CPTM)

Entretanto, os mesmos estudos indicam que a demanda passageiros não necessariamente seriam de novos usuários. Segundo a análise realizada esse aumento seria acompanhado de uma diminuição do uso das demais estações como Estudantes e Mogi das Cruzes.

Cabe citar que o estudo realizado pela CPTM foi elaborado em 2011. Depois de mais de 10 anos a dinâmica de mobilidade na região pode ter sido alterada de forma que, atualmente, possa haver necessidade de ampliar o atendimento de transporte por meio ferroviário.

Demanda de Cesar de Sousa após 10 anos (CPTM)
Demanda de Cesar de Sousa após 10 anos (CPTM)

Como consequência de uma possível expansão, os moradores da região teriam maior qualidade em seus deslocamentos. O bairro seria valorizado e a construção de novos empreendimentos, sejam residenciais ou comerciais, poderia dinamizar a região.

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15 comments
  1. Desde que me entendo por gente ouço falar dessa possível extensão até César de Souza e não sei como nunca tiraram do papel. O bairro é bem próximo a região central de Mogi, dotado de toda infraestrutura pública e tem bastante população, não entendo essa “enrolação” pra fazer algo “simples”. O mesmo acontece com a Linha 12 – Safira que não chega em Suzano nunca.

  2. Acho que os estudos deveriam ser mais arrojados e a CPTM deveria chegar pelo menos até Guararema

  3. acho que os estudos deveriam ser mais arrojados, inclusive com a chegada em Guararema pela CPTM

    1. Não existe demanda pra isso depois de Cesar de Souza. Pra Guararema é expresso turístico, no máximo.

      1. Demanda pra ônibus e carros existe, pra trem o negócio é mais difícil.

        Incrível como o mesmo pensamento que dilapidou a RFFSA e Fepasa segue intacto na cabeça de alguns. Que essa mentalidade mude e voltemos a circular de trem pelo estado de São Paulo.

        Um estado desse tamanho e não ter trem é uma vergonha.

        1. É fácil pedir trens para todo o estado. Difícil é explicar como a conta seria paga. Vamos tirar recursos da educação, saúde, segurança, habitação, etc, para bancar trens de passageiros “vazios” por todo o estado?

          Foi por manter trechos e trens anti-economicos por muitos anos que Fepasa e RFFSA acabaram.

          1. Não foi por isso que os trens de passageiros acabaram Ivo, qualquer pessoa com o mínimo de noção das coisas, sabe muito bem que houve diversos interesses políticos por trás, pare de ser inocente, se bem que no seu caso acho que nem é inocência mesmo…

            Ps: O Felipe que você respondeu foi um, e eu sou outro, e o que temos em comum além do nome é sempre discordar de você,rs)

        2. Acho que nem foi o pensamento que dilapidou nossas ferrovias xará, foi a sacanagem política mesmo, visando beneficiar as malditas concessionárias, com suas rodovias e seus pedágios salgados.

  4. Antes tarde do que nunca, o que poderiam fazer para “já” é a expansão do expresso turístico até tal estação, acho totalmente sem lógica o Expresso só chegar até a Estação Mogi das Cruzes, pois tal estação já recebe os trens metropolitanos diariamente.

  5. Que estudo defasado!
    Já percebemos ao longo dos anos como a construção de estações, seja metrô ou trem, atraem construtoras e comércio ao redor delas. Na minha visão, parece bastante óbvio que isso atrairia novos passageiros.
    Bora atualizar esses estudos CPTM!

    1. Se está reivindicando a viabilidade de uma extensão da Linha 11-Coral para leste que não possui interferências com outras linhas está em pauta com 7,1 passageiros/m² que é a 2ª linha de maior demanda da CPTM, perdendo somente para Linha Integradora-710, uma vez que os trens da Linha 11-Coral fazem parada em quatro estações dentro de Mogi das Cruzes, sendo a última delas a estação Estudantes.
      O mesmo não se aplica para as extensões das Linha 11-Coral e Linha 13-Jade para oeste com terminação em Barra Funda, que possui duas interferências de grande densidade de tráfego e de cargueiros noturnos.
      Manter trechos e trens metropolitanos ante econômicos se refere ao planejamento pífio da Linha 13-Jade de alta capacidade que se projetou transportar 130 mil/dia, mas que hoje só transporta 11,5 mil!

  6. Existe uma passagem de nível, entre Estudantes e Cezar de Souza, localizada entre a rodoviária e o shopping. Nos horários de pico, o tráfego é caótico nessa área. Além disso, a Rotatória mais movimentada da cidade fica ao lado, e está em obras atualmente, o que agrava ainda mais o trânsito. Quando o trem de carga passa, mesmo que em poucas ocasiões, isso afeta ainda mais o trânsito. Considerando que os trens da CPTM vão passar a cada “5 minutos”, tem que levar em conta que isso só não impactara apenas o pesado trânsito, mas também a redução de velocidade no trecho entre Cezar e Guaianazes.

    1. não estamos em 1980 mais, os novos projetos de trens sempre preveem segregação das vias, esse problema jamais existirá numa extensão, especialmente essa que nem via área e vias duplicadas existe

  7. Essas fotos me deixaram curioso!
    Não são antigas, então, por que se vê tantas pessoas naquela estação?

  8. Em mobilidade a população de usuários deveria ser consultada além dos valores desembolsados pelo Estado de forma transparente nos custos das passagens e demais serviços nestas concessões de acordo com planilha!
    É insensato esta insistência e obsessão não possuindo nenhum fundamento plausível os planejadores trazerem as Linhas 13-Jade, 12-Safira e 11-Coral para Barra Funda utilizando as conexões em “Y” chegando por um par de linhas é insensato pois o bloqueio de uma paralisa todas as três, exatamente antagônico do que acontece com a “Linha Integradora-710” que possui 21% a mais de passageiros que a Linha 11-Coral e com a paralização de uma das Linha-7 ou a Linha-10 podem trafegar normalmente unitariamente conforme já ocorrido.
    Não se justifica que por conta de quaisquer concessões que um TIC-Trens Intercidades tenham preferencias com relação aos Trens Metropolitanos que beneficiam muitos mais usuários, tratando-se de um enorme retrocesso na qualidade da mobilidade urbana.
    A Linha Integradora-710 metropolitana possui “loopings” totalmente independentes, portanto as interferências de uma não bloqueia a circulação e não interfere na outra e nem abaixa o desempenho das provenientes do Alto Tiete, principalmente da Linha-11 Coral linha está que já ultrapassou em muito o limite de saturação com 7,1 passageiros por m², quando no máximo seria 6,0 p/ m², e com a extensão só irá piorar além de serem mantidos os cargueiros e prolongando até Barra Funda só irá agravar a lotação, pois elas não são concorrentes pois não utilizam as mesmas vias, é exatamente o oposto daquela informação inconsistente que alguns comentarista bajuladores das concessões passam, pois com a chegada da Linha 2-Verde na Penha ela fará justamente a função de redistribuir e minimizar o fluxo pendular de passageiros nas integrações, ao contrário da Linha 13-Jade e novamente o planejamento técnico foi desprezado para serem tomadas medidas mesquinhas adaptadas sem fundamentos plausíveis, pois interpenetrar em “Y” a Linha 13-Jade na 12-Safira e novamente na 11-Coral que possuem cargueiros e prejudicando o funcionamento de ambas é uma insensatez incomensurável, visto que a Linha-13 além de não prever em seu projeto original seguir até a Barra Funda sem a expansão das atuais linhas e mantidos os cargueiros da MRV na área central para justificar o vão entre as composições e a plataforma.
    Trens Metropolitanos quaisquer que sejam as linhas sempre deveriam ser prioritários em relação aos TIC-Trens Intercidades pois beneficiam dezenas de vezes mais passageiros diariamente em seus deslocamentos como poderá facilmente ser comprovado pelo comparativo nas planilhas atualizadas de passageiros servidos.
    Faz parte do slogan da campanha do Metrô: “A melhor forma para se flexibilizar o que ocorre atualmente nos sistemas públicos de transporte é o de se evitar e minimizar aglomerações e superlotações, e com relação aos usuários, é o de se deslocar da sua origem e destino com um mínimo de transbordos possível”, neste caso a continuidade da “Linha Integradora-710” é fundamental, pois se interconecta com a linha 2-Verde é um exemplo prático disto, pois beneficia a TODAS, inclusive os da ViaMobilidade e não só os usuários desta Linha.

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