Governo federal avalia extensão de 9 km do Metrô de Salvador até Simões Filho

Estudo de viabilidade inclui também ampliação do VLT até Alagoinhas, com publicação prevista até abril

Trem do Metrô de Salvador
Trem do Metrô de Salvador (GEBA)

O governo federal analisa a ampliação do Metrô de Salvador até o município de Simões Filho e a extensão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até Alagoinhas, conforme anunciado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante a inauguração da nova Rodoviária de Salvador, em Águas Claras, nesta segunda-feira, 19.

Os estudos de viabilidade dessas expansões estão em desenvolvimento em parceria com o Governo do Estado e devem ser conduzidos sob a coordenação do governo estadual.

“Vamos ver se publicamos esses estudos até o mês de abril, antes de eu sair do ministério. Existe uma linha férrea que sai de Simões Filho, passa por Camaçari, Dias D’Ávila e vai até Alagoinhas, seguindo até Juazeiro. Isso é planejamento”, disse Rui Costa.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

A proposta para o metrô prevê a construção de um trecho de aproximadamente 9 km, ligando Salvador a Simões Filho ao longo da margem da BR-324. O projeto para o VLT considera a utilização da malha ferroviária já existente para alcançar cidades do interior, como Alagoinhas.

Primeiro VLT de Salvador chega à Bahia (CTB)

“Nós, juntos, governo federal e governo da Bahia, estamos fazendo um estudo de viabilidade. Daqui onde estamos até Simões Filho são cerca de nove quilômetros, e estamos avaliando essas duas opções”, acrescentou ele.

O governo do estado está implantando o VLT do Subúrbio, que substitui um antigo trem que operou por anos em más condições. Já o Metrô de Salvador, inaugurado em 2014, soma cerca de 33 km de extensão e transportou mais de 120 milhões de passageiros em 2025. Uma nova extensão está prestes a sair do papel na região central da capital baiana.