Governo empurra leilão da Linha 16-Violeta para 2026

Linha 16-Violeta
Linha 16-Violeta

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) reviu os prazos para a concessão da Linha 16-Violeta de metrô.

Antes previsto para o final deste ano, o leilão do ramal de 32 km e 25 estações deve ocorrer no 1º trimestre de 2026.

A assinatura do contrato também foi postergada do começo de 2026 para o 2º trimestre do ano que vem.

As datas para entrega de estudos, audiência e consulta públicas e publicação do edital foram mantidas.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), responsável pelo projeto, espera concluir os estudos neste trimestre.

Linha 16-Violeta: mudança de prazos (SPI)

Eles estão sendo feitos pela construtora Acciona por um valor de R$ 42 milhões, que tem prazo até maio para entregá-los.

O projeto deve ser apresentado ao público no 3º trimestre, quando espera-se a publicação do edital.

Ou seja, a mudança na prática estendeu o período em que o edital poderá ser analisado pelos potenciais interessados.

Como o cronograma divulgado não é preciso, pode se tratar de um ajuste pequeno já que o tempo de análise costuma ser de três a quatro meses.

Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona

Investimento de quase R$ 40 bilhões

Embora o governo cite um traçado de 32 km e um investimento de R$ 38,4 bilhões, a Linha 16 deverá se implantada inicialmente num trecho mais curto, de 16 km e 15 estações entre Oscar Freire e Abel Ferreira.

A Linha Violeta deverá ser a primeira de metrô a ser concedida pela atual gestão. Graças ao interesse demonstrado pela Acciona, que lidera a concessionária Linha Uni, futura operadora da Linha 6-Laranja, o governo resolveu colocar o projeto à frente das linhas 19-Celeste e 20-Rosa, mais adiantadas.

Como a Linha 19 será construída pelo Metrô de São Paulo, restava a Linha 20, porém, o empreendimento só deverá ir a leilão em meados de 2026.

 

5 comments
  1. Depois do fracasso dos últimos leilões (onde o estado prometia competidores internacionais de peso e só apareceu a obscura Comporte), é melhor adiar mesmo.

    1. Longe de mim defender esse governo atual, mas temos que ser justos, nenhum investimento internacional vai acontecer com o país de pernas pro ar por causa de você sabe quem.

      Esse navio zarpou em outubro de 2022 e não volta mais.

      1. O problema está mais em Tarcísio do que em qualquer outro fator.

        Como Ministro dos Transportes, ele falhou na concessão do Metrô de Belo Horizonte e não conseguiu entregar a concessão do Metrô de Recife. Tarcísio também falhou na concessão da malha Nordeste da RFFSA, onde a FTL/CSN descumpre o contrato e ele não teve coragem de romper.

        Tarcísio é bom de papo e ruim de trampo.

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