Estação Parque da Mooca receberá quatro linhas e poderá ser entregue em 2032

Futura parada terá integração com as linhas 6, 10, 13 e 16. Custo do projeto é avaliado em R$ 108 milhões e obras devem ser iniciadas a partir de 2028
Futura Estação Parque da Mooca será construída em quatro anos (Jean Carlos)
Futura Estação Parque da Mooca será construída em quatro anos (Jean Carlos)

A futura Estação Parque da Mooca-São Carlos deverá ser construída pela concessionária das linhas 10 e 14 como um dos investimentos da concessão do Lote ABC-Guarulhos.

O projeto faz parte do Empreendimento EST 005 – Construção da Estação Parque da Mooca. A estação terá 7 mil m² de área e demanda estimada em 51,7 mil passageiros por dia.

Estação Parque da Mooca/São Carlos (SPI)
Estação Parque da Mooca/São Carlos (SPI)

Construção

A Estação Parque da Mooca deverá ser construída em plataforma central com 12,2 metros de largura. Estão previstas apenas duas vias para a estação, sendo uma delas no sentido Bom Retiro e outra no sentido Rio Grande da Serra.

O acesso da estação se localiza unicamente na Avenida Presidente Wilson. A entrada da estação ocorre em nível, onde estão localizadas boa parte da área paga e livre da estação. Será necessário desapropriar um espaço de 4,3 mil m² para a construção desta edificação.

Estação Parque da Mooca/São Carlos (SPI)
Estação Parque da Mooca/São Carlos (SPI)

Neste mesmo nível estão alocadas salas técnicas, operacionais, sanitários públicos e o bicicletário.

Existe uma previsão de passarela de transposição para as vias da MRS que levaria até a Avenida Henry Ford dentro do contrato, mas eles não estão contemplados no anteprojeto.

Estação Parque da Mooca/São Carlos (SPI)
Estação Parque da Mooca/São Carlos (SPI)

A estação contará com um mezanino elevado. Os passageiros terão à sua disposição duas escadas rolantes, uma escada fixa e um elevador para acessar esta área.

O mezanino dará acesso à passarela de integração entre a Linha 10-Turquesa e as futuras linhas 6-Laranja e 16-Violeta que deverão ser construídas no terreno ao lado da estação ferroviária.

Estação Parque da Mooca/São Carlos (SPI)
Estação Parque da Mooca/São Carlos (SPI)

A Linha 13-Jade poderá se conectar futuramente nesta estação, mas está contemplada como investimento contingente na concessão das linhas 11, 12 e 13.

O acesso à região das plataformas se dará por meio de duas escadas fixas, duas escadas rolantes e um elevador, garantindo a mobilidade e fluidez para a estação. Ao fundo das plataformas haverá áreas de refúgio para situações de emergência.

Estação Parque da Mooca/São Carlos (SPI)
Estação Parque da Mooca/São Carlos (SPI)

Prazo e Custo

O prazo para a construção da Estação Parque da Mooca é de sete anos a partir da assinatura do contrato. As atividades devem ser iniciadas a partir do ano 3 e serem finalizadas no ano 7.

Orçamento e cronograma da Estação Parque da Mooca (SPI)
Orçamento e cronograma da Estação Parque da Mooca (SPI)

O investimento total das obras será de R$ 108,2 milhões. O início das atividades está previsto para ocorrer em 2028 com término das obras em 2032.

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  1. O que mais me impressiona negativamente é o prazo dessas obras; Estipulam no mínimo 4 anos (sem contar os prováveis atrasos) pra se fazer uma ÚNICA estação. Lembrando que o prédio mais alto do mundo com 163 andares e muitos desafios pra serem superados foi erguido em apenas 6 anos. Enquanto aqui for essa morosidade pra qualquer obra o Brasil nunca será o país do futuro. Um retrato disso é tipica cena que vemos pelas ruas de um funcionário trabalhando e 4 parado olhando.

    1. Concordo. E falam que o poder público é moroso, mas uma empresa privada, gerindo e construindo, demora tanto quanto o poder público gerindo. Não vi vantagens

    2. É triste, mas pra quem ficou esperando mais de 10 anos pra construir estações (Mendes, Varginha, Fco. Morato, Vila Sônia, toda a Linha 17, etc), 4 anos ainda é lucro.

  2. Três anos só pra iniciar a obra de uma única estação kkkkkkkkk
    A eficiência do setor privado aí que esse governo adora alardear pra justificar o desmonte da CPTM.

  3. Já passou da hora de projetar a expansão da L15 também para a futura Estação São Carlos.

    Vai fazer muita diferença sim a L15 ter uma conexão DIRETA com a futura L6–Laranja também.

    Assim, a L15 não precisa ficar tão dependente da L2 em Vila Prudente, já que Ipiranga, só com trem da L10 (sem L5–Lilás), vai ajudar muito pouco na verdade.

    Sem contar que a L15 em C. Tiradentes vai ter muito mais demanda do que tem hoje obviamente.

    Essa falta de vontade de melhorar a rede na zona leste, a fim de evitar uma saturação ainda maior da L2, já está evoluindo a um nível preocupante e alarmante até!

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