Governo Tarcísio de Freitas irá visitar fábrica da BYD enquanto obras da Linha 17 estão esvaziadas

Pátio Água Espraiada (iTechdrones)

A situação da Linha 17-Ouro dá sinais de que irá se complicar novamente. O trecho de 7,7 km de vias, oito estações e pátio de manutenção mostrou avanços durante a gestão anterior, porém, sem que fosse possível vislumbrar um desfecho para a obra.

Atualmente, os 14 trens de monotrilho estão sendo fabricados pela BYD SkyRail na China, mas não há previsão sobre a chegada do primeiro deles ao Brasil. Até então, o chamado “cabeça de série” deveria ter sido enviado ao país em dezembro do ano passado.

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Apesar disso, o contrato parece evoluir a ponto de o novo governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ter anunciado nesta quarta-feira (1) que enviará uma missão para visitar a fábrica da BYD na China.

Restam dúvidas, contudo, se o pátio de manutenção Água Espraiada terá condições de receber algum trem em 2023. O Consórcio Monotrilho Ouro, formado pelas empresas Coesa e KPE, dá mostras de ter esvaziado o canteiro de obras.

Funcionários da Coesa e KPE descansam nesta quarta-feira, 1º de fevereiro (iTechdrones)

Um vídeo feito pelo canal iTechdrones nesta semana mostrou apenas alguns funcionários na obra. Em um trecho é possível ver duas pessoas caminhando enquanto em outro, quatro empregados estavam conversando no topo do edifício técnico da futura estação Washington Luiz. Apenas no prédio administrativo foi notada atividade real, com a colocação de pisos, aparentemente.

Por outro lado, várias partes da construção revelam sinais de abandono, como ferragens oxidadas e paredes acumulando limo há algum tempo. A situação nas estações não é diferente, com a circulação de pouquíssimas pessoas quando não estão desertas.

Ferragens do track-switch que começou a armada em novembro e se encontra da mesma forma que há dois meses (iTechdrones)

O governador Tarcísio tem dito que seu governo tomará uma atitude a respeito e reconheceu que o consórcio está aquém do esperado, com cerca de 400 funcionários onde deveriam existir mais de mil deles em serviço.

Ele chegou a citar a possibilidade de chamar o 3º colocado na licitação de obras civis complementares, o consórcio Paulitec-Sacyr, mas em nova entrevista cogitou repassar a Linha 17 para que a ViaMobilidade concluísse o projeto. A empresa será a concessionária que irá operar o ramal de monotrilho, mas não tem qualquer responsabilidade sobre obras civis e fornecimento de sistemas.

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