Quase 18 meses após acidente, ViaMobilidade ainda não retomou obras de expansão da estação Santo Amaro

Concessionária afirmou estar analisando as propostas de empresas contatadas para concluir projeto, que deveria ter sido entregue há um ano
Estação Santo Amaro em outubro de 2022 (iTechdrones)

Perto de completar 18 meses desde que uma das suas estruturas da passarela desabou, a estação Santo Amaro segue sem uma previsão de retomada do projeto de expansão.

Responsabilidade da ViaMobilidade Linhas 5 e 17, a obra prevê expandir as plataformas da estação da Linha 5-Lilás, que foi construída em uma ponte estaiada no início dos anos 2000. Além disso, a concessionária ampliará as áreas de ligação com a estação homônima da Linha 9-Esmeralda, hoje também sob operação do mesmo grupo econômico.

Segundo o contrato de concessão, o projeto de expansão de Santo Amaro deveria ter sido entregue em 25 de janeiro de 2022, portanto, há um ano. Mas em 17 agosto de 2021, uma das estruturas metálicas caiu no Rio Pinheiros, felizmente, sem causar ferimentos graves aos funcionários.

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Desde então, o processo de retomada se arrasta sem que o governo do estado tenha revelado quais foram as causas do acidente nem mesmo se a ViaMobilidade arcará com algum tipo de sanção por descumprir as obrigações assumidas na concessão.

A estrutura da passarela que desabou em agosto de 2021 (iTechdrones)

Por meio de SIC (Serviço de Informação ao Cidadão), este site voltou a questionar o governo para obter uma previsão sobre a expansão. A resposta, mais uma vez, foi lacônica.

Segundo a ViaMobilidade, as propostas de empresas interessadas em realizar o serviço foram enviadas em dezembro de 2022, mas até agora a concessionária não escolheu uma delas.

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela Linha 5 – Lilás, encerrou em dezembro de 2022 o processo de pré-construção, com o recebimento das propostas técnicas para a obra de expansão da Estação Santo Amaro. O próximo passo será a análise das propostas apresentadas, com a definição da melhor solução técnica para a retomada do empreendimento e consequente escolha da empresa que executará as obras”, explicou a empresa.

Ampliação e reforma da estação Santo Amaro deverá ser concluída em 2022 (Oliveira Cotta)

A expansão da estação Santo Amaro é necessária por conta do grande movimento de passageiros que circula entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, sobretudo quando a primeira teve sua extensão inaugurada até as linhas 1-Azul e 2-Verde.

Em fevereiro de 2020, mês que antecedeu a pandemia do Covid-19, passavam diariamente pela estação da Linha 5-Lilás cerca de 95 mil passageiros. Essa demanda caiu para 72 mil usuários por dia em dezembro de 2022.

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8 comments
  1. Deveriam tratar com mais agilidade, essa é uma das piores transferências de São Paulo.

    Se os acionistas da ccr usassem esse trajeto com certeza já estaria pronta!

  2. “Privatiza que melhora!” disseram muitas pessoas que acham que a concessão de bens públicos é a solução e evolução para os problemas do Brasil.
    Está aí o resultado, a Linha 5-Lilás concedida à iniciativa privada e esta obra de expansão das plataformas da Estação Santo Amaro está em um marasmo digno de uma administração pública! Parabéns para os que defendem fervorosamente a concessão de bens públicos como o metrô e transporte público.

    1. Eu prefiro entregar a administração pra políticos e gestores tipo Luladrão e Dilma que fizeram uma maquete de trem bala Rio – São Paulo por R$ 1 bilhão ou para Alckmin e psdb, vide linha 17. Sem contar a linha 6 laranja, uma das linhas que será entregue de maneira mais célere entre todas que vimos

      1. Você não usa as linhas do metrô e trem Rodrigo. E se usa, é fora dos horários e pico, principalmente as linhas da quebrada.

        Dessa forma, fica facil defender essas porcarias de concessões.

        Linhas 8 e 9 estão ai para mostrar que NÃO FUNCIONA…só serve para se livrar do ABACAXI e transformar numa nova SUPERVIA.

  3. Extremamente lamentável eta demora e espero que o novo governador tenha pulso para multar esta empresa por todos estes problemas que estão causando aos usuários das linhas 8 e 9 ! este caso da expansão da estaçao Santo Amaro é simplesmente uma VERGONHA, como diria o jornalista Boris Casoy ! vergonha vergonhosa !

  4. Como a demanda de Santo Amaro diminuiu muito e não chegará mais ao nível do período pré-pandemia, acredito que nem precisaria mais ampliar as plataformas da estação, deixa tudo como está mesmo!

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