GRU Airport prevê Aeromovel de Guarulhos em operação completa dentro de alguns meses
Em raro pronunciamento, diretor da concessionária informou que testes estão em andamento e precisam ser concluídos
O trem Aeromovel que faz a conexão entre os terminais do Aeroporto de Guarulhos e a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entrou em funcionamento com passageiros recentemente, em uma espécie de operação assistida.
Em rara abordagem sobre o assunto, o diretor de operações da concessionária GRU Airport, Marcelo Vasconcelos, esclareceu a razão de certa demora em iniciar o atendimento completo e com capacidade máxima – a declaração foi dada à CNN.
De acordo com ele, atualmente o Aeromovel, também chamado de People Mover, vem operando diariamente das 17h até meia noite, gratuito, levando passageiros, funcionários do aeroporto e demais pessoas, mas com capacidade reduzida.
Isso se deve ao atual período de testes e comissionamento, que ele prevê que será concluído ‘em alguns meses’, mas não mencionou um prazo definido ou cravou uma data final para o processo.

Vasconcelos explicou que antes de uma operação completa, o foco é a segurança e por essa razão ainda está na fase de testes.
“Dentro de alguns meses o projeto será concluído com toda a sua capacidade plena e tudo que temos em nosso plano de expansão contempla também a conectividade dos passageiros. Importante destacar que é obrigatório testes e nosso foco é a segurança dos usuários”, ressaltou.
O Aeromovel é um sistema concebido para substituir a precária conexão entre os terminais e a estação de trem, operada com ônibus convencionais que levam cerca de 15 minutos um trajeto completo, dando lugar ao trem e um trajeto em 6 minutos totais, menos que a metade.
Com ele haverá o transporte gratuito entre a estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade e os terminais de embarque 1, 2 e 3, totalizando quatro estações. A sua construção é responsabilidade da concessionária do aeroporto, a GRU Airport.
