Grupo Comporte vence a concessão das Linhas 11, 12 e 13

Linhas 11, 12 e 13 foram concedidas para a iniciativa privada (Jean Carlos)
Linhas 11, 12 e 13 foram concedidas para a iniciativa privada (Jean Carlos)

O Grupo Comporte, detentora da operação da Linha 7-Rubi, venceu o leilão para a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens metropolitanos. A abertura das propostas ocorreu nesta sexta-feira, 28, na sede da B3 em São Paulo.

O grupo empresarial participou do certame para a operação, manutenção e gestão das linhas do chamado Lote Alto Tietê pelo prazo de 25 anos. O Grupo CCR também esteve na disputa, mas não logrou êxito em seu projeto de expansão.

O Grupo Comporte venceu o leilão ao oferecer 2,57% de desconto sobre a contraprestação pecuniária 1. Este valor corresponde a parcela de investimentos que serão recompostos ao longo dos 25 anos de concessão.

A CCR ofereceu 1,45%, ou seja, como a diferença foi maior que 20% não houve a fase de lances.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Com a vitória a concessionária deverá expandir sua área de influência para a zona leste da região metropolitana. O contrato prevê investimentos de quase R$ 15 bilhões em estações, sistemas e expansão dos ramais.

Linhas sob gestão do Grupo Comporte (Jean Carlos)
Linhas sob gestão do Grupo Comporte (Jean Carlos)

Histórico

O Grupo Comporte é mais conhecido no setor de operações rodoviárias. A empresa obteve sua primeira operação sobre trilhos em janeiro de 2016, sendo responsável pela operação do VLT da Baixada Santista por 20 anos.

Em março de 2023 o grupo deu um passo mais ousado e assumiu as operações do sistema sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A operação passou das mãos da CBTU para a nova empresa, Metrô BH, que será responsável pela gestão e ampliação da rede durante 30 anos.

Em junho de 2024 o Grupo Comporte, dessa vez associado à fabricante CRRC, assinaram o contrato de concessão para operação da Linha 7-Rubi e a construção do TIM e TIC. A gestão destes ativos representa investimentos de R$ 14 bilhões durante 30 anos.

Linhas concedidas para a iniciativa privada (Jean Carlos)
Linhas concedidas para a iniciativa privada (Jean Carlos)

Com a entrada da Comporte nas linhas da zona leste a empresa agora passa a contar com uma malha de 162,2 quilômetros de extensão, número que deverá ser maior conforme os investimentos de expansão forem sendo concretizados.

Previous Post
Projeção da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela

Obras da Linha 4-Amarela começarão em 3 de abril, diz prefeito de Taboão da Serra

Next Post
Melhorias contemplarão a Linha 10-Turquesa

CPTM: Serviço 710 e linhas 11 e 12 terão alterações operacionais neste final de semana

Related Posts