Há 60 anos, trens ligavam a estação Júlio Prestes ao Autódromo de Interlagos em 40 minutos

Com custo de "R$ 10" poderia pegar o trem do centro de São Paulo até Autodromo (Acervo Museu Cia. Paulista)
Com custo de “R$ 10” poderia pegar o trem do centro de São Paulo até Autodromo (Acervo Museu Cia. Paulista)

A implantação de serviços expressos até o Autódromo de Interlagos utilizando a ferrovia até então poderia ser considerado um evento inédito. Porém, há mais de 60 anos uma empresa pública oferecia tais serviços.

Em 1961, a Estrada de Ferro Sorocabana, empresa que antecedeu a Fepasa, oferecia serviços de passageiros ligando a estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo, até a estação Interlagos.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Em matéria publicada no jornal Folha de São Paulo da data de 18 de agosto de 1961 era explicado como embarcar nos trens até o autódromo pagando uma tarifa de Cr$ 42,00, contemplando ida e volta. Em valores de hoje seria algo em torno de R$ 10,07.

Estação Cidade Dutra (Folha de SP)
Estação Cidade Dutra (Folha de SP)

O percurso de 40 minutos passava pelas estações de Barra Funda, Lapa, Domingos de Morais, Vila Leopoldina e entrava no trecho da atual Linha 9.

De lá passava-se pelas estações Universidade, Jaguaré, Parada Sears, Pinheiros, Jóquei Clube, Morumbi, Ponte Morumbi, Monarck, Santo Amaro, Penhinha, Socorro, Jurubatuba, Cidade Dutra e Interlagos.

Estação Cidade Dutra (Jean Carlos)
Estação Cidade Dutra (Jean Carlos)

Apesar de fazer parada em Interlagos, o autódromo ficava mais próximo da antiga estação Cidade Dutra (500 metros), a única original da Linha 9 que preserva suas características construtivas até os dias de hoje.

Na época eram poucos trens que faziam o percurso. Eram oito trens diários, sendo que dois deles faziam o percurso até o litoral paulista.

Previous Post
Áreas comerciais deverão ser utilizadas por consorcio (Jean Carlos)

CPTM deverá obter R$ 325 milhões com concessão de espaços comerciais nas estações

Next Post

Confira vídeos das obras das linhas 2-Verde e 15-Prata em julho e agosto

Related Posts