Imagens de drone mostram montagem do tatuzão da Linha 2-Verde

Canal iTechdrones esteve no canteiro de obras e registrou a montagem da maior tuneladora da América Latina
Tuneladora em montagem no complexo rapadura (iTechdrones)
Tuneladora em montagem no complexo rapadura (iTechdrones)

O tatuzão da Linha 2-Verde começou a ser montado no Complexo Rapadura. A tuneladora que será responsável pela escavação dos túneis da expansão da Linha 2-Verde tem origem chinesa e será a maior máquina deste tipo a operar na América Latina.

O canal iTechdrones trouxe imagens inéditas do processo de montagem da tuneladora por meio de imagens aéreas. É possível identificar vários componentes importantes da máquina tanto na superfície como dentro da vala.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Foi montado um guindaste de alta capacidade para permitir o deslocamento das grandes peças para o fundo do poço. As imagens mostram uma das loterias da tuneladora sendo içada.

Guindaste de alta capacidade (iTechdrones)
Guindaste de alta capacidade (iTechdrones)

É possível ver nesta peça a presença de alguns dos pistões hidráulicos que são responsáveis por empurrar a máquina para frente apoiando-se nos anéis de concreto instalados no túnel.

Outra peça bastante importante é o parafuso sem fim responsável por realizar a remoção da terra da frente de escavação de forma gradual.

Dentro da vala é possível constatar a montagem de praticamente metade da couraça onde estão instalados os pistões hidráulicos. No meio delas, uma estrutura faz o suporte de todo o conjunto circular.

No canteiro é possível localizar a maior e mais importante peça do tatuzão, o “main drive”. Este item é composto de uma série de motores que, em conjunto, fazem a rotação da roda de corte.

A tuneladora deverá realizar as escavações da Linha 2-Verde em etapas distintas. Num primeiro momento será escavado o trecho entre o Complexo Rapadura e a estação Orfanato. Posteriormente a máquina retorna ao local de origem para escavação no trecho norte, até a estação Penhaco.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Único erro na matéria é que está escrito que o Tatuzão partirá do Rapadura em direção a Penha, sendo que é ao contrário, Penha ficará para a parte 2 das escavações.

Comments are closed.

Previous Post
Terceiro trem da Alstom entregue em Presidente Altino (ViaMobilidade)

ViaMobilidade recebe terceiro novo trem da Alstom para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Next Post
Pagina inicial do novo site do Metrô (Metrô SP)

Metrô de São Paulo reformula seu site após mais de 10 anos

Related Posts