Tatuzão da Linha 2-Verde já está sendo montado no Complexo Rapadura

Tuneladora chinesa teve peças içadas para a vala aberta no local e que está sendo concretada na Zona Leste. Início das escavações deve ocorrer até o final do ano
Tatuzão da Linha 2-Verde começa a ser montado no Complexo Rapadura: partida prevista para o final do ano (Reprodução/Redes sociais)

O maior tatuzão já encomendado na América Latina está começando a tomar forma no fundo da vala do Complexo Rapadura, na Zona Leste de São Paulo. O equipamento fabricado na China pela empresa CREG escavará cerca de 8 km de túneis da extensão da Linha 2-Verde até Penha.

Encomendada pelo Consórcio CML2, a tuneladora chegou ao país em maio e dias depois começou a ser levada em comboios até o canteiro de obras no Jardim Têxtil.

A surpresa é que a empresa já deu início ao içamento da parte frontal do tatuzão mesmo com a laje de fundo da vala ainda incompleta.

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Imagens das primeiras peças montadas surgiram nas redes sociais em dias recentes. O CML2 está usando os serviços da Locar, empresa que deslocou um dos seus enormes guindastes para realizar a transferência dos equipamentos até a posição de partida.

A tuneladora foi fabricada na China e chegou ao país em maio (Reprodução/Redes sociais)

Segundo relatos do Metrô, a meta é iniciar as escavações dos túneis até o final deste ano. O tatuzão seguirá no sentido de Vila Prudente passando pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato até chegar ao VSE Falchi Gianini.

Lá a máquina será desmontada e transportada para a Vala Penha onde então será preparada para a segunda etapa de escavações. Com 11,66 metros de diâmetro, o TBM (Tunnel Bore Machine em sua denominação em inglês) supera o tatuzão usado nas obras da Linha 4 do Metrô do Rio, até então o maior já usado no Brasil.

A extensão da Linha 2-Verde até Penha tem previsão de ser entregue em 2026.

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15 comments
  1. bom dia,
    e as obras da estação paulo freire, quando começa?
    e trecho importante que muitas pessoas precisam.
    poderia nos informar

    1. vai demorar Fernanda por que essa área vai ser a fase 2 da L2 para Guarulhos . Por causa de certos moradores perto onde tá sendo montada a tbm segurar por 1 ano a obra era para ser até Guarulhos

    2. O problema é justamente este: é um trecho que “muitas pessoas precisam”.

      Não há condições técnicas e físicas para atender todo mundo só com a Linha 2–Verde. Isto seria (e é) inviável, irracional, sofrível e perverso, sobretudo enquanto se pensa em desafogar a Linha 3 e, na contramão deste pensamento, saturar cada vez mais a Linha 2 até explodir como uma panela de pressão! É ilógico! É perverso!!!

      A L2 só vai aguentar a demanda até Vila Formosa. Após isso, já vai precisar de ajuda. Que dirá seguindo após Penha?!

      A Linha 19 é que foi projetada tecnicamente para atender Guarulhos e adjacências, e NÃO a L2!
      Portanto, é a L19 que tem/precisa e deve SAIR DO PAPEL o mais rápido possível (e NÃO priorizar a L20 na região da Faria Lima em detrimento da L9).

      Qualquer coisa diferente disso, é pura politicagem, ignorância e má-fé dessa “turma” que está aí agora no Governo do Estado de SP querendo acabar com o estado mais rico do país!

    1. Não, não há previsão de levar a linha 2 Verde até Guarulhos, essa estação faz parte do trecho Penha-Dutra

  2. gostaria de saber , se um dia , o governo tem planos para trazer o Metrô sentindo São Miguel Paulista , Itaim Paulista , Itaquaquecetuba… região tão carente de transporte público…

    1. Existia uma projeto muito vago sobre uma linha correndo paralelo a L3 saindo do Pari, passando por toda a extensão da Av. Celso Gargia e terminando na Avenida Nordestina, mas aparentemente não é um projeto que será levado pra frente sabendo que a L12 tem capacidade de ser melhorada até se tornar próxima do padrão que o metrô tem especialmente considerando a segregação dos trens de carga com o Ferroanel ou projetos diferentes, essa seria a L21 Grafite se não me engano

    2. Os planos normalmente são para levar trilhos para onde NÃO há trilhos, e não para onde eles já existem!

      Nesse caso, o mais lógico (e perfeitamente possível) é melhorar a oferta e a qualidade da L12, basicamente automatizando (entre várias outras melhorias) e dinamizando esta linha.

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