Investimento no pátio Brás da CPTM é retirado de obrigações da ViaMobilidade

Área do Pátio Brás, da CPTM
Área do Pátio Brás, da CPTM (Jean Carlos)

O governo do estado, por meio do Colegiado de Membros da CMCP (Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões), suprimiu o Empreendimento 49 do contrato de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, assinado com a ViaMobilidade.

Na prática isso significa que a concessionária não terá mais a obrigação de construir um edifício administrativo e um estacionamento fechado no Pátio Brás, da CPTM.

A obra era uma das condições assumidas pela empresa para ocupar o Pátio Presidente Altino, em Osasco. O local era usado pela companhia de trens metropolitanos para várias atividades de manutenção.

Pátio Presidente Altino, em Osasco
Pátio Presidente Altino, em Osasco (iTechdrones)

Como o governo Tarcísio de Freitas pretende conceder todas as linhas de trens metropolitanos operadas pela CPTM, os investimentos necessários deverão ser incluídos nos contratos futuros com a iniciativa privada.

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Por conta da retirada do item, a ViaMobilidade teria de ressarcir o poder público em quase R$ 31 milhões, porém, como já havia feito com outros três investimentos suprimidos, a gestão atual irá realocar esse valores em um novo projeto.

Trata-se da implantação do sistema ETCS (European Train Control System ou Sistema de Controle de Trens Europeu), uma tecnologia que permitirá reduzir os intervalos entre os trens e também que eles possam operar em trechos de outras concessões.

O ETCS é um sistema aberto, ou seja, não é propriedade de um fabricante apenas, uma dificuldade que afeta o sistema CBTC, por exemplo.

A ideia é que a ViaMobilidade assine um novo aditivo com valor em torno de R$ 1 bilhão para usar os recursos suprimidos para otimizar o serviço nas linhas 8 e 9.

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