A controvertida licitação para aquisição de 44 trens que serão usados nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo foi relançada pela quarta vez nesta sexta-feira, 20.
Agora o certame teve a sessão pública de entrega de propostas marcada para 23 de dezembro, praticamente um ano após o edital ter sido originalmente publicado.
A última mudança ocorreu em julho, quando o governo do estado decidiu mudar a forma da licitação, que agora será conduzida pela Lei Brasileira de Licitação e Contratos da Administração Pública 14.133/2021.
O vencedor será o participante que oferecer o menor preço para produzir as composições.
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O reforço na frota do Metrô é necessário em virtude da expansão da Linha 2-Verde até Penha, que deverá ser entregue a partir de 2027.
Os novos trens da Frota R serão os primeiros da companhia a não contarem com cabine para operador, sendo capazes de circular de forma totalmente automática (GoA4).
A ideia é que metade da encomenda seja usada na Linha 2 e o restante, distribuído nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Não será surpresa, contudo, se o Metrô deixar os 44 trens na Verde e transferir o excedente atual para os outros ramais.
A contratação é estimada em R$ 3,7 bilhões, ou seja, um custo unitário de R$ 85 milhões por cada composição de seis carros.