Linha 1-Azul operou com 40 trens durante fim de semana com sistema CBTC

Sistema foi testado com 40 trens na linha (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo realizou neste fim de semana mais uma operação com o novo sistema de sinalização e controle de trens CBTC na Linha 1-Azul. Desta vez o procedimento foi realizado com um diferencial: 40 composições circularam simultaneamente na linha.

O site esteve na Linha 1-Azul para acompanhar a operação do novo sistema e observar seu potencial pleno. Diferentemente das situações anteriores, onde o sistema era utilizado levando-se em consideração a demanda típica dos finais de semana, o passageiro foi surpreendido com uma grande quantidade de trens e intervalos reduzidos.

Sistema possibilita menor intervalo e maior aproximação entre os trens (Jean Carlos)

Segundo apuração realizada pelo site, o Metrô conseguiu realizar com sucesso a operação do carrossel da Linha 1-Azul, trecho compreendido entre Tucuruvi e Jabaquara, com 40 composições. 

Em medições realizadas pelo site foi possível constatar a redução dos intervalos para valores semelhantes ao do horário de pico. Geralmente as composições adentravam à plataforma com alguns segundos de antecedência ao anuncio dos painéis eletrônicos.

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Segundo dados do próprio Metrô, o intervalo mínimo praticado atualmente com o sistema de sinalização ATC/ATO é de 119 segundos, ou seja, com o CBTC houve um ganho de 14 segundos no intervalo entre os trens. Essa sutil mudança possibilita a injeção de quatro trens extras no horário de pico. Considerando uma composição com capacidade de 2.000 passageiros (lotação de 6 pass/m²) serão mais 8 mil lugares ofertados.

Em termos de velocidade e parada nas estações é possível reparar que as mudanças no sistema de sinalização foram positivas. Em alguns trechos os trens trafegavam a mais de 90 km/h. As paradas nas plataformas foram muito mais suaves e precisas.

Sinaleiros CBTC operacionais (Jean Carlos)

A sinergia da operação com as portas da plataforma parece ter sido aperfeiçoada. Durante os primeiros momentos era possível identificar problemas com os novos equipamentos, situação que aparentemente foi resolvida.

Em algumas estações foram instalados monitores que exibiam o intervalo para a chegada do próximo trem. Por enquanto o painel apenas mostra os dados relativos ao tempo de espera, mas é esperado que posteriormente seja possível visualizar a lotação dos carros, facilitando a distribuição dos passageiros para os veículos com menor lotação.

Painel com o intervalado do próximo trem (Jean Carlos)

Tendo em vista que os operação com o novo sistema de sinalização estão em fase inicial e apresentaram resultados extremamente positivos e robustos, pode-se esperar que ainda mais melhorias sejam implantadas ao longo dos próximos anos. Além de possibilitar a redução dos intervalos, o CBTC abre margem para a adoção de novas estratégias operacionais que poderão aliviar as viagens nos horários de maior movimento.

Errata: Em versão previa desta matéria foi anunciado um intervalo de 105 segundos entre trens. O calculo, porem, estava equivocado devido a um erro na metodologia. Agradecemos aos leitores pela observação e correção.

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