Linha 11-Coral funciona normalmente nesta segunda, 5, mas com velocidade reduzida no trecho do descarrilamento

Já a Linha 12-Safira continua com restrições operacionais, com trens realizando viagens separadas entre Brás e Tatuapé e Engenheiro Goulart e Calmon Viana. Linha 3 do Metrô abriu mais cedo
Trecho do acidente fica na curva onde as linhas 11 e 12 se separam (Jean Carlos)

A CPTM e a MRS conseguiram retirar os vagões que descarrilaram e afetaram uma das vias da Linha 11-Coral neste domingo. A companhia de trens metropolitanos então restaurou os trilhos e o ramal abriu normalmente nesta segunda-feira, 5 de dezembro, apenas com redução de velocidade no trecho afetado por conta dos trabalhos das equipes, que se concentram na recuperação das vias da Linha 12-Safira.

Segundo a companhia, apenas três vagões descarrilados ainda precisavam ser retirados dos trilhos neste domingo, última atualização divulgada. Por isso a Linha 12 continua operando em dois loops nesta segunda, com trens indo e voltando entre Brás e Tatuapé e entre Engenheiro Goulart e Calmon Viana. Os passageiros que utilizam o ramal tem como opção o sistema PAESE de ônibus, que contará com 80 veículos circulando entre Engº Goulart e Tatuapé – há também a alternativa de usar a Linha 11 a partir de Calmon Viana.

Já o Expresso Aeroporto, da Linha 13-Jade, segue suspenso. Como utiliza as vias da Linha 12, sua operação depende do retorno deste ramal.

CPTM e MRS trabalham agora na retirada dos últimos vagões com bobinas (Jean Carlos)

Para minimizar os transtornos aos usuários, o Metrô antecipou a abertura da Linha 3-Vermelha, que funcionou entre Brás, Tatuapé e Corinthians-Itaquera até às 4h40. As transferências nas duas últimas estará liberada gratuitamente no horário de pico.

A CPTM chegou a retirar parte da rede aérea de alimentação dos trens neste domingo para facilitar o acesso de guindastes que retiravam partes do trem acidentado na madrugada do sábado, mas houve tempo de restaurar as estruturas.

“As equipes vão atuar para entregar o trecho entre Engenheiro Goulart e Tatuapé, da Linha 12-Safira, o mais rápido possível”, afirmou a CPTM.

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10 comments
  1. Espero que a MRS esteja bancando os custos com o PAESE pois foi a causadora do acidente…

    Também espero que um dia a circulação dos trens de cargas sejam totalmente segregada, e já respondendo meu “amigo” Ivo, que virá comentar aqui ” O que isso ajudará na circulação de trens?” Já lhe respondo, sem os trens de cargas pelo caminho, as composições da CPTM poderão circular em velocidade plena sem ter que desacelerar em determinados trechos.

    1. Nada a ver meu caro. Hoje em dia os trens de carga não impactam de forma alguma a operação da CPTM, visto que eles adentram a cidade após o período de operação da empresa. Segregar as vias é uma obra bilionária, sem qualquer necessidade no momento. Há questões mais urgentes a serem resolvidas.

      1. “Hoje em dia os trens de carga não impactam de forma alguma a operação da CPTM, visto que eles adentram a cidade após o período de operação da empresa”

        Imagina que não impacta…vide tal acidente, e sim ele utilizam os trilhos em horário de operação, por exemplo na Linha 10, trens da MRS passando aqui por onde moro, Rib.Pires,em pleno horário comercial, e aqui neste trecho não há terceira via…

      2. Causa estranheza a afirmação que “Hoje em dia os trens de carga não impactam de forma alguma a operação da CPTM, visto que eles adentram a cidade após o período de operação da empresa neste trecho” esquecendo-se que linhas e equipamentos necessitam de constantes manutenções tanto preventivas como corretivas, a “CPTM investirá R$ 8,3 milhões em solução para melhorar o atendimento ao passageiro”, porém não é feita a pesquisa de satisfação e se as alterações e quantidades dos usuários beneficiados numa imposição de soluções de cima para baixo.
        Não podemos falar em carência de transporte no Alto Tietê (zona Leste), que hoje existe de fato, sem antes concluir as integrações e expansões iniciadas com os sistemas das Linha Integradora-710 Rubi-Turquesa, Linha 2-Verde, Linha 12-Safira, Linha 13-Jade até Guarulhos, Linha 14-Onix e Monotrilho Linha 15-Prata estiverem sido totalmente concluídas, a se somar as Linhas 3-Vermelha e Linha 11-Coral.
        Segregar as vias com a conclusão e fechamento do Ferroanel (em paralelo com o Rodoanel), embora sejam obras custosas, elas são de enorme serventia, relembrando que em uma ferrovia o que deve dar lucro é o transporte de cargas.

    2. Felipe já determinou a causa do acidente e os responsáveis antes mesmo da perícia. Poderia avisar as autoridades?

  2. Esse acidente só prova o quanto a Linha 13 na Barra Funda será algo muito mal feito. Qualquer interferência na Linha 11 ou 12 vai afetar a 13, e aí um problema que seria grande será 2x maior ao afetar quem dependerá da linha Jade. Péssimo.

  3. Vamos lembrar que o atual governador, enquanto ministro, assinou um termo junto ao governo do estado para a construção do ferroanel.
    Anos depois, o mesmo ministro assinou a prorrogação do contrato com a MRS retirando o ferroanel e compartilhando vias com a CPTM no trecho mais movimentado.
    É o que nos espera nos próximos 4 anos. Com Paulo Guedes junto.

  4. Vejo cada bobagem posta aqui.
    Velocidade de trens metropolitano n tem nada haver com trens de carga e sim com geometria e especificações técnicas da via.
    Trens de carga sircula apenas fora dos horários de pico de movimento, trans time e head de trens de passageiro não são afetados por e circulação de cargueiros.
    Todo trem de carga paga para transitar nas vias de passgeiro ou outras ferrovias esse capital é para efetuarem as manutenção preventivas necessárias.
    Causa de acidente apenas com medições verificação
    de parametros e muita investigações .

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