Trem de carga descarrila na Zona Leste e afeta circulação das linhas 11 e 12 da CPTM. Veja imagens

Acidente que ocorreu na madrugada foi causado por trem da MRS carregado com bobinas de aço. Serviço está funcionando de forma parcial neste sábado com ônibus do PAESE sendo acionados
Trem da MRS descarrilado (Divulgação/Redes Sociais)

Um grave acidente com um trem de carga da MRS Logística ocorreu no início da madrugada do sábado (3) próximo à estação Carrão do Metrô. A composição, que transportava bobinas de aço, descarrilou, destruindo os trilhos e bloqueando a passagem de trens das linhas 11-Coral e 12-Safira, da CPTM.

Em nota, a companhia informou as quatro vias (duas da Linha 12 e duas da Linha 11) foram atingidas, o que fará com que os dois ramais operem parcialmente neste sábado. Os trens da Linha 11-Coral irão circular em dois loops, um entre Tatuapé e Luz e outro entre Estudantes e Itaquera. Já os trens da Linha 12-Safira operarão em dois trechos separados, um entre Brás e Tatuapé e outro entre Eng. Goulart e Calmon Viana.

O serviço PAESE leva os passageiros entre Itaquera e Tatuapé na Linha 11 e Engenheiro Goulart e Tatuapé na Linha 12. Já o Serviço Expresso da Linha 13-Jade foi suspenso.

Trilho partido na região do Tatuapé (Divulgação/Redes Sociais)

Veja íntegra da nota da empresa.

“Na madrugada deste sábado (03/12), por volta de 01h20, uma locomotiva da MRS Logística descarrilou próxima à estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira, atingindo as quatro vias do trecho. Segundo informações da empresa, não há registro de feridos.

Trilho partido na região do Tatuapé (Divulgação/Redes Sociais)

Para atuação da empresa, na Linha 11-Coral, os trens circulam em dois loops: entre Estudantes e Corinthians-Itaquera e Tatuapé e Luz, ficando interditado o trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Já na Linha 12-Safira, os trens circulam em dois loops: entre Calmon Viana e Engenheiro Goulart e Tatuapé e Brás, ficando interditado o trecho entre Engenheiro Goulart e Tatuapé. O Expresso Aeroporto ficará suspenso durante a atuação das equipes. 

Para auxiliar na circulação dos passageiros, foi acionado o Sistema Paese nos trechos interditados.”

 

 

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11 comments
    1. E isso mudaria algo para o trem metropolitano?

      Em 2020 a CPTM possuía apenas 9 funcionários de manutenção por km de linha.
      A Cia. do Metropolitano possuía 31 funcionários de manutenção por km de linha.

      Os trens de manutenção da CPTM dependem de 5 locomotivas diesel de primeira geração, com mais de 70 anos de funcionamento, falhas constantes e falta de peças de reposição. Sem locomotivas de manobra confiáveis, o tempo de manutenção é menor, por isso que a CPTM não consegue ter manutenção de madrugada e/ou fora do horário comercial.

      O dinheiro que deveria ser investido na manutenção da CPTM irá para bancar a gratuidade dos passageiros de 60 a 64 anos. “Belo negócio”.

      1. “O dinheiro que deveria ser investido na manutenção da CPTM irá para bancar a gratuidade dos passageiros de 60 a 64 anos. “Belo negócio”.”

        Se nao sabe, a gratuidade nem comecou ainda, entao nao culpe a gratuidade dos idosos pelos problemas existentes. Culpe o governo pela sua politica de deixar migalhas para os trens desde a decada de 60.

        1. A gratuidade feita sem previsão orçamentária será mais um desastre para a CPTM.

          E migalhas? Vejamos:

          Entre 1973 e 1992 o governo paulista investiu mais de US$ 500 milhões na recuperação do trem metropolitano da Fepasa.

          Entre 1998 e 2017 o governo paulista investiu R$ 16 bilhões na modernização da malha da CPTM.

          Falta dinheiro ou falta capacidade para gerir esse dinheiro? A CPTM é uma empresa obsoleta, mal gerida e com funcionários desmotivados. Um poço sem fundo de recursos. Mesmo com R$ 16 bilhões investidos, não conseguiram manter um padrão mínimo de manutenção sem afetar a operação comercial (aos fins de semana e em horas de vale).

          Ou a estatal muda e se moderniza e aplica melhor seus recursos ou vai acabar igual a Fepasa.

          1. O cara pesquisou no Google valores e se passou por entendido para falar besteira. Por que entre não diz que o governo prioriza a CCR nos recursos e o que sobra fica para Metrô e CPTM dividirem?
            Culpa a gratuidade dia idosos pela falta de recursos na manutenção?
            🤦🏼‍♂️

      2. “E isso mudaria algo para o trem metropolitano?”
        Não ter interferência em todas as viagens pra passagem desses trens, talvez?

  1. Felizmente não houve feridos, mas é um alerta que já passou da hora de sair o tal do ferroanel Norte que nem se é mais discutido.

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