Linha 13-Jade bate recordes de passageiros transportados, mas ainda está longe da sua meta

Ramal que parte das proximidades do Aeroporto de Guarulhos tem atraído mais demanda, porém, ela representa cerca de 11% da capacidade estimada pela CPTM
Trem da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

Inaugurada em março de 2018, a Linha 13-Jade foi o primeiro ramal sobre trilhos construído e operado pela CPTM em sua história. Com três estações e 12,2 km de extensão (sendo 7,9 km em vias elevadas), o ramal de trens metropolitanos deveria servir como ligação rápida não apenas com o Aeroporto de Guarulhos, mas também para moradores do munício.

No entanto, a primeira fase da Linha 13 foi um passo incompleto para torná-la realmente atraente. A despeito de ter os trens mais modernos da companhia e ser a única a operar com o sistema ATO (que torna a operação das composições automatizada), o ramal ainda transporta pouca gente.

Em outubro e novembro, ela voltou a bater seu recorde de passageiros transportados. Foram 390 mil pessoas em outubro e 392,4 mil pessoas em novembro (os dados de dezembro ainda foram divulgados pela CPTM).

Trata-se de um crescimento de 27% em quatro anos, um índice bastante significativo não fosse o fato de que a capacidade projetada para a Linha 13-Jade seja quase 10 vezes maior.

Segundo a CPTM, a linha pode transportar 120.000 passageiros por dia, com intervalos de 8 minutos entre os trens. Isso não ocorre por alguns motivos e eles não envolvem questões técnicas já que existem oito trens exclusivos à sua disposição, vias novas e um sistema de sinalização moderno (embora tenha levado tempo até ser concluído de fato).

A evolução do movimento de passageiros desde 2019 (clique para ampliar)

A limitação está nos problemas de planejamento do governo do estado, que decidiu levar a Linha 13 apenas até Engenheiro Goulart, de onde os passageiros seguiriam viagem pela Linha 12-Safira, A questão é que o ramal que vai de Calmon Viana até o Brás não tem condições de absorver tamanho movimento, ele próprio às voltas com uma demanda crescente.

Esperança em 2024

Nos planos originais da companhia, a Linha 13 seguiria além de Engenheiro Goulart, paralela à Linha 12 até a região da Penha, quando passaria a circular em vias subterrâneas em direção à Mooca ou, em algumas projeções, até Chácara Klabin.

O projeto, de alto custo, foi abandonado pela gestão Doria/Garcia, que apostou em repotencializar a Linha 12 e a Linha 11 para que elas compartilhem vias com a Linha 13 até Palmeiras-Barra Funda. Isso deve ocorrer em algum momento do ano que vem, mas ignora-se o quanto haverá de espaço para o ramal.

Fase inicial da Linha 13 não é suficiente para atrair passageiros (Jean Carlos)

Atualmente, o crescimento de usários se deve em parte ao novo Expresso Aeroporto, que passou a circular entre Luz e Aeroporto Guarulhos a cada hora. Mas ele é pouco para permitir que muitos passageiros decidam optar pela Linha 13.

Outra solução no horizonte chama-se estação Tiquatira. Ela é parte da expansão da Linha 2-Verde até Dutra (Guarulhos), mas está suspensa por enquanto. Quando for implantada, a nova parada permitirá que os passageiros das linhas 12-Safira e 13-Jade sigam viagem no sentido da Avenida Paulista ou da Zona Sul da capital.

Talvez só então os recordes da Linha 13 se tornem realmente mais significativos e a faça se aproximar do movimento do restante da malha metroferroviária.

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10 comments
  1. O IDEAL da Linha 13 é exatamente ela correr em paralelo a Linha 12 – Safira de forma totalmente segregada. Se o projeto é de alto custo, que se faça em partes. Nem que seja inaugurando as estações do trecho uma a uma. Primeiro Cangaíba, depois Tiquatira e por fim Guaiauna. Só assim a linha será atrativa e sem prejudicar o funcionamento das Linhas 11 e 12. Do jeito que está sendo feita, só vão tumultuar tudo. Imagina um dia de pane em uma das 3 linhas, ao em vez de uma servir de alternativa a outra, vão ficar ambas prejudicadas.

  2. Não entendo pq o governo não vê a oportunidade de parar em Tatuapé e Brás nos 2 sentidos, muito claro que seria um sucesso.

  3. Falta empenho também da própria Prefeitura de Guarulhos em fazer com que utilizar o trem seja mais atrativo. Em muitos casos o próprio morador de GRU tem uma dificuldade enorme em chegar até às estações pois o sistema de ônibus é precário e os terminais, extremamente mal planejados. Pra grande maioria dos bairros, é preciso tomar dois ônibus pra chegar até lá. O que torna muito mais fácil a pessoa simplesmente pegar uma condução só e ir pra Armênia, Penha ou Tucuruvi.

    Isso sem falar na falta de integração também, já que em tese, a pessoa precisa pagar uma passagem municipal e uma passagem da EMTU/SPTrans com cartões diferentes… Enfim, é horrível de todo jeito.

  4. Essa linha é boa só precisa ser usada de forma mais inteligente pela CPTM acho que ela deveria começar na Barra funda mesmo creio que quando inaugurarem a extensão até a barra funda o numero de passageiros deve aumentar pois conectará a rodoviaria com o aeroporto internacional.Agora para Atender a população de Guarulhos que não necessariamente usa o aeroporto e quer ir pra São Paulo a linha 19 subterranea é a melhor aleternativa.

  5. Não entendo a relutância em estender a linha 13 até a Barra Funda com prioridade absoluta sobre as outras linhas no trecho… A linha 13 é um projeto novo e moderno e as demais linhas são heranças de companhias antigas de difícil manutenção e baixa aprovação da população. Existem várias linhas alternativas em operação e em construção para compensar os cortes. Não estamos falando de priorizar um ou outro bairro distante qualquer, mas de priorizar O AEROPORTO INTERNACIONAL mais movimentado do Brasil e uma cidade que está entre as 15 maiores do país, incluindo sua rodoviária. Engraçado que o estado só passa a faca no transporte quando é prejudicial. Mas quando é a coisa certa a ser feita, fica essa lenga lenga aí…

  6. Usar esse trem em horário de pico é terrível, super lotado, pessoas sentadas no chão. Pessoal não fiscaliza, poderia ser horário de pico um intervalo de 30 min ( no expresso luz) uma hora é muito ruim.

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