Linha 13-Jade tem intervalo entre trens reduzido a partir desta segunda-feira, 4

Trecho entre as estações Aeroporto Guarulhos e Engenheiro Goulart funcionará com intervalo de 15 minutos entre 4h40 e meia-noite durante os dias úteis e sábados até 21 horas
Trens da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

Exatos quatro anos após ser inaugurada, a Linha 13-Jade passa a contar a partir desta segunda-feira, 4, com intervalo médio de 15 minutos entre os trens em dias úteis A novidade foi anunciada há pouco pelo presidente da CPTM, Pedro Moro, e ocorre graças ao avanço do sistema de sinalização do ramal.

Até então, os passageiros da Linha 13 precisavam esperar 20 minutos durante os horários de pico e 30 minutos fora dele para seguir viagem. A ampliação permitirá a realização de 40 viagens extras, mas por enquanto se limita ao trecho entre Aeroporto Guarulhos e Engenheiro Goulart – o Expresso Aeroporto, que segue até a estação da Luz, continuará com partidas de hora em hora.

“Essa medida tem como principal objetivo melhorar as condições dessa importante linha para beneficiar os passageiros que vivem e trabalham em Guarulhos”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM. A empresa estima um aumento de 10 mil viagens por dia em cada sentido com a maior oferta.

Nos fins de semana, o intervalo de 15 minutos vale para o sábado das 4h40 às 21h. A partir daí até o fechamento do serviço e também durante todo o domingo o intervalo é de 35 minutos.

Os novos intervalos da Linha 13-Jade (CPTM)

Entre os motivos para a melhoria da oferta está o sistema ATO, que automatizou a operação dos trens em algumas funções, uma tecnologia mais comum no Metrô. “Esses comandos melhoram a performance do trem e contribuem no controle da viagem programada. Em qualquer intercorrência, tanto o CCO quanto o maquinista podem atuar na devida correção”, afirmou Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da CPTM.

O projeto original da Linha 13-Jade prevê intervalos de 8 minutos, ou seja, menos da metade do que está em vigor. No entanto, a companhia só deverá atingir esse nível de oferta quando os projetos de modernização das linhas 11 e 12 estiverem completos. Com eles será possível reduzir os intevalos nos trechos centrais da CPTM para apenas 3 minutos.

Total
6
Shares
1 comment
  1. Mais uma vez parabéns para a equipe de operações da CPTM, oriunda do Metrô.
    Vocês continuam fazendo a diferença…

Comments are closed.

Previous Post

ViaMobilidade iniciará reformas em banheiros nas Linhas 8 e 9

Next Post

Veja o progresso das obras da estação Prefeito Saladino

Related Posts