A Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo atingiu seu novo recorde de transporte de passageiros em um único dia na quinta-feira, 15 de agosto.
Nesse dia, o ramal de monotrilho atendeu 139 mil usuários, superando a marca anterior, obtida em maio deste ano (138 mil usuários/dia).
Segundo o Metrô, o volume mais elevado é fruto das mudanças operacionais adotadas na estação Vila Prudente, onde há a interligação com a Linha 2-Verde.
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Anteriormente, a companhia realizava embarques e desembarques no mesmo lado da plataforma, com o trem chegando e partindo da mesma posição.
Graças ao novo aparelho de mudança de via instalado após a estação, os trens da Linha 15 podem atender de ambos os lados da plataforma.
A nova configuração permite, portanto, que usuários desembarquem de um lado e embarquem na plataforma oposta, facilitando o fluxo, que também é beneficiado por novas escadas instaladas na transferência entre os dois ramais.

Operação automática teve início
Além do recorde, a Linha 15-Prata também registrou outro marco, o início da operação no padrão GoA4, ou seja, com os trens funcionando 100% de forma automática.
O primeiro dia de operação assistida foi neste domingo, 18, onde os operadores ainda estiveram presentes dentro do trem, mas sem agirem – apenas como observadores e preparados para assumir a condução em caso de algum imprevisto.
Segundo a companhia, a operação UTO (Unattended Train Operation, Operação com Trem sem Condutor) ocorreu sem registro de intercorrências.

Monitoramento remoto de manuntemção
“Para suportar a operação UTO, o Metrô implementou um novo Posto de Supervisão do Tráfego no Centro de Controle da Linha 15-Prata (CC15). Esse posto permite o monitoramento remoto e em tempo real de todas as funcionalidades essenciais dos trens, assegurando que qualquer falha ou anomalia seja rapidamente identificada e corrigida”, explicou o Metrô.
O sistema de sinalização CBTC, usado na linhas, permite o acesso a informações detalhadas sobre os trens, incluindo o estado das baterias, ar-condicionado, portas, pneus, e sistemas de comunicação, garantindo uma operação segura e confiável.
Outra mudança conceitual foi a transferência do posto de manutenção da Linha 15 para o Centro de Controle de Manutenção (CCM) localizado no Pátio Jabaquara. “Agora, a Linha 15 integra a estratégia de manutenção das demais linhas do Metrô, com todos os dados dos trens sendo transmitidos em tempo real e analisados para prever e prevenir falhas, garantindo que a operação ocorra sem interrupções”, diz ainda a companhia.
O CCM trabalha com duas tecnologias, o Módulo Data Logger (MDL) e a Plataforma de Monitoramento de Ativos (PMA), que permitem monitorar os trens e sistemas em operação em tempo real e agir de forma preventiva em caso de chance de alguma pane.