Linha 15-Prata está operando direto entre Vila Prudente e Jardim Colonial desde o dia 1º

Área de manobra da Linha 15-Prata após Jardim Colonial começou a ser usada todos os dias (iTechdrones)

Finalmente a troca de trens na estação São Mateus, da Linha 15-Prata, acabou. O Metrô de São Paulo deu início à operação direta dos trens de monotrilho entre Vila Prudente e Jardim Colonial em todo o horário comercial desde o dia 1º de janeiro.

O site visitou o ramal nesta terça-feira e notou a nova estratégia operacional. Questionada, a assessoria de imprensa da companhia enviou a seguinte nota:

O Metrô iniciou no dia 1 de janeiro a circulação direta dos trens da Linha 15-Prata entre as estações Jardim Colonial e Vila Prudente, sem a necessidade de baldeação em São Mateus. A melhoria foi possível com a evolução dos ajustes para a integração do sistema de sinalização e controle de trens do trecho mais novo, da estação Jardim Colonial, com o restante da linha“.

O trecho operacional após a estação Jardim Colonial ficou pronto no final de 2022, mas desde então o Metrô realizava testes no sistema CBTC para permitir a mudança de via na nova área.

Fim da troca de trens na estação São Mateus (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Inicialmente, a viagem sem troca de trens foi disponibilizada aos fins de semana, mas suspensa por algum tempo. Em meses recentes, a operação voltou a ocorrer no final da noite apenas.

Nesse meio tempo, a companhia interditou a Linha 15-Prata em vários finais de semana enquanto realizava adequações.

Extensão operacional de Vila Prudente segue fora de operação

A estação Jardim Colonial foi inaugurada em 29 de dezembro de 2021, mas só pode funcionar operando com um trem isolado indo até São Mateus, em virtude da falta de um “track-switch” para que os trens pudessem manobrar.

O Metrô tem ainda outra extensão operacional com as obras civis finalizadas, após Vila Prudente, e que pode contribuir para a redução do intervalo. No entanto, até o momento ela não foi acionada.

Área de manobra após a estação Vila Prudente segue desativada (iTechdrones)

A companhia passa por uma fase de transição em relação à manutenção dos trens Innovia 300, fornecidos pela Alstom. Das 27 composições, 22 estão fora da garantia enquanto outras duas (M22 e M23) teriam sido canibalizados para recuperar os trens M14 e M15.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A fabricante francesa está montando mais 19 trens de monotrilho na China, porém, não se sabe quando eles serão enviados ao Brasil.

Previous Post
Conjunto de escadas rolantes instaladas em Vila Prudente (Jean Carlos)

Veja como estão as obras de ampliação da transferência na estação Vila Prudente da Linha 15-Prata

Next Post

Linha 12-Safira: Ônibus do sistema PAESE funcionarão em horários restritos em trecho fechado a partir desta quinta, 4

Related Posts