A Linha 16-Violeta é um dos novos projetos metroviários que poderá melhorar a qualidade do transporte dos moradores da Zona Leste de São Paulo. Com a divulgação do projeto diretriz é possível observar de forma mais detalhada a sua implantação.
Já abordamos detalhes sobre a estação Cidade Tiradentes e nesta matéria daremos maior foco à estação Fazenda do Carmo, situada numa região com transporte público de baixa qualidade.
A localização inicial da estação levava em consideração o antigo traçado da Linha 16-Violeta. Anteriormente a estação, ora denominada por Estrada do Iguatemi, estava localizada muito próxima a uma área de proteção ambiental.
Através de análises mais aprofundadas o traçado da linha foi alterado e uma nova estação foi inserida entre Colônia e Cidade Tiradentes, cuja distância era superior a 5 quilômetros. A nova estação estará localizada no entroncamento da estrada do Iguatemi com a avenida Vinte e Quatro de Agosto.
A demanda da estação Fazenda do Carmo está estimada em 37,4 mil passageiros por dia no cenário 2039. O carregamento no horário de pico da manhã está estimado em 24,4 mil passageiros no sentido Oscar Freire.
Na região da estação Fazendo do Carmo passam 17 linhas de ônibus municipais. Algumas destas linhas tem como destino final estações da Linha 3-Vermelha como Itaquera, Guilhermina Esperança e Tatuapé. A estação Guaianases da Linha 11-Coral também é contemplada, assim como a ligação até o terminal Parque Dom Pedro II.
As características de ocupação no local são bastante variadas, sendo majoritariamente residencial. Há também a presença de vastas áreas comerciais e industriais. A presença do córrego São Tomé divide a área em dois setores, sendo importante a ligação leste/oeste para melhor acessibilidade nos bairros.
Em termos de equipamentos urbanos destacam-se a EMEF Saturnino Pereira, o CEU Hinário Monteiro e a Etec de Itaquera. A região conta apenas com um equipamento de saúde e área destinada a cultura.
Duas grandes lojas atacadistas abastecem a região. Além disso, a área de influência da estação conta com duas favelas, a da Gleba com 150 domicílios e a do Iguatemi com 230 domicílios.
A estação Fazenda do Carmo será construída em uma profundidade estimada de 27,5 metros. Na extremidade leste da estação há presença de um declive com rampa de 4%, enquanto na porção oeste a rampa em declive é de 1,9%.
O método construtivo para a estação Fazenda do Carmo será o NATM e será dotada de plataforma central. A construção dos túneis nesta região também seguirá o método de escavação manual variando em túnel singelo (NATM1) ou tunel duplo (NATM2)
A construção da estação deverá desapropriar uma área de 19,8 mil m². Três imóveis deverão ser desocupados para permitir a escavação da estação e de seus acessos que se localização tanto a leste, quanto a oeste do córrego São Tomé.
Vale observar que esses dados surgiram do projeto diretriz e podem mudar. O Metrô está contratando o anteprojeto de engenharia e projeto básico, que deverão trazer maior clareza e precisão à Linha 16.