Linha 16-Violeta passa a frente da Linha 20-Rosa e pode ser leiloada em 2025

Secretaria de Parcerias em Investimentos afirmou que ramal entre Oscar Freire e Abel Ferreira foi priorizado após interesse privado
Linha 16-Violeta deverá ser priorizada (Jean Carlos)
Linha 16-Violeta deverá ser priorizada (Jean Carlos)

A Linha 16-Violeta, que deverá ligar Oscar Freire até Abel Ferreira, é considerada pelo governo do estado mais iminente entre os projetos metroviários em estudos.

As informações foram dadas pelo secretário Rafael Benini da pasta de Parcerias em Investimentos em entrevista ao CNN Money. Segundo ele, a nova linha metroviária poderá ser leiloada em 2025.

“A [Linha] 16 já está mais adiantada até porque recebemos uma manifestação de interesse privado. Então se tem alguém que tem interesse nessa linha…o trabalho fica mais tranquilo”, disse o executivo.

Em virtude disso, ela será licitada antes das linhas 19-Celeste (Bosque Maia-Anhangabaú) e 20-Rosa (Santa Marina-Santo André), cujos projetos vêm sendo gestados há mais tempo.

Traçado da Linha 16-Violeta sugerido pela Acciona (Jean Carlos)
Traçado da Linha 16-Violeta sugerido pela Acciona (Jean Carlos)

A mudança nos planos ocorreu após a apresentação de uma MIP (Manifestação de Interesse Privado) realizada pela construtora espanhola Acciona em agosto.

O governo abriu uma PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para colher contribuições de pessoas físicas e jurídicas.

Benini revelou ainda que outros grupos mostraram interesse pelo projeto da Linha 16, mas não citou nomes.

Dentro deste contexto, novos grupos se mostraram interessadas pelo projeto, tanto em âmbito nacional como internacional.

Mudança de planos

A priorização do projeto se dá em um cenário onde a atratividade natural do projeto já coloca potenciais players em uma lista de interessados, minimizando o tempo de negociação e modelagens tradicionais em projetos de concessão com maior risco.

Traçado final da Linha 20-Rosa (CMSP)
Linha 20-Rosa deverá ser concedida posteriormente (CMSP)

A entrada da Linha 16-Violeta no escopo de novas linhas modificou as expectativas do governo na concessão das demais linhas. Agora a Linha 22-Marrom (Sumaré-Cotia) deverá entrar no hall de linha a serem repassadas no pacote de ramais existentes.

Ainda não se sabe exatamente como deverá ficar a disposição de investimentos do conjunto de linhas do Metrô de São Paulo. Até então a estratégia era de realizar concessões casadas entre as linhas 1 e 20, 2 e 19, ficando por último o pacote com a Linha 3-Vermelha.

Localização das estações da Linha 22-Marrom (Jean Carlos)
Localização das estações da Linha 22-Marrom (Jean Carlos)

Segundo o secretário, alguns dos leilões propostos poderão ser realizados até 2026, mas sem dar detalhes de quais certames estariam na praça. Benini ressaltou o interesse em deixar para o sucessor do Palácio dos Bandeirantes uma lista estruturada de novas parcerias com a iniciativa privada.

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19 comments
  1. Quem está fazendo, não sei. Mas fato é que as sondagens de solo (perfuração e análise) estão bem adiantadas na ponta da Abel Ferreira e Anália Franco. Talvez tudo venha pronto de quem tem interesse, no caso maior, a Acciona.

    1. Sondagens não são o suficiente pra linha sair do papel, ainda tem o projeto básico, desapropriações q são a parte mais demorada, e por último o leilão

  2. Preocupante! Como uma linha que “acabou de nascer” vai ser leiloada antes das outras? E ainda mais com as mudanças propostas recentemente? Até entendo ela ser prioritária contra a linha 22, por exemplo, mas a frente das 19 e 20? Isso é bizarro.

    O Governo do Estado está perdidinho, apenas com o tesão de conceder sem sequer analisar o básico. Piada.

    1. Nao é bizarro se vc tiver o mínimo de conhecimento sobre o assunto.
      O fato é que é um erro grotesco ter a linha 6 laranja terminando em Sao Joaquim quando ela deveria terminar no minimo em Analia Franco.
      A linha 16 é a continuação natural da linha 6 porem num projeto mais encorpado.
      O governo precisa é parar que ficar fazendo linhas que terminem na linha 1 e sim linhas que a Atravessem

      1. Uai, justamente pelo conhecimento técnico que é bizarro a Linha 16 passar a 19 e 20.

        E essa desculpa de “passar” a Linha 1, não é parâmetro, a 20 – Rosa também passará e nem por isso foi colocada “a frente”

        1. Vc nao entendeu, vou reescrever: nunca era pra linha 6 acabar em S Joaquim; a linha 16 é q continuação natural da 6 que nunca deveria se quer ter sido cortada.
          Bizarro é passar as linhas 19 e 20 na frente com a 6 terminando em S joaquim e a 16 é simplesmente a reparação disso.

  3. Essa linha 16 violeta, tira a carga da linha 2 verde futuramente chegando em Guarulhos. A linha 2 não suporta a demanda sem o auxílio de outra linha.

  4. A Linha 20 perdeu parte de sua atratividade após o governo do estado inventar uma extensão para o ABC, como forma de compensar o fim da Linha 18.

    Não há interesse do mercado em construir e operar a Linha 20 além de Saúde.

    1. O planejamento em transporte não deve ser feito baseado em interesses de concessionárias, mas dá população que será beneficiada. Se o privado não tem interesse, que a L20 seja construída e operada pelo metrô, pois as pessoas do ABC merecem um transporte decente.

  5. Será a cereja do bolo do despreparo, incompetência e desonestidade desse desgoverno que foi instaurado em SP. Triste ver o que estão fazendo com empresas públicas, em total favorecimento de grupos privados, sem qualquer contestação por parte da imprensa e opinião pública

  6. Esse governo acha que basta uma empresa privada demonstrar interesse e o projeto magicamente sai do papel kkkkkkkkkkkk
    Beleza, e o projeto básico? E os estudos ambientais? Essa linha não tem NADA pronto, é só um protocolo de intenções.

  7. Veio do nada, surgiu do nada, vai ser leiloada pelo valor de quase nada e o comprador ninguém sabe de nada

    Mas o que importa é que entrará na frente de outras linhas que urgem maior necessidade como a 20 – Rosa que atenderia uma boa parte da população à Vl. Olímpia/Berrini que atualmente ninguém sai de lá de carro e para entrar na L9 é um sacrífico

    Mas vamos fazer a “Linha dos Parques”!!!!

  8. Quão enriquecedores os comentários contrários, doutores engenheiros, mestres em contabilidade com especialização em certames públicos, gostaria de só tirar umas dúvidas, uma casa paga pelo metrô por mais de 300 mil reais na VP para contrição da extensão da L15 até Ipiranga é normal? uma empresa porvada pagaria? teria essa demora toda e com tantas tentativas de impugnação?

  9. Enfiaram todo planejamento de transporte dos últimos 20 anos no esgoto. Não tem mais planejamento de transporte nenhum, apenas decisões tomadas por interesses obscuros. Lembrando que essa Linha 16 não tem nada a ver com a Linha 16 planejada pelo governo e não vai atender periferia nenhuma quase.

  10. Projetos abstratos em papel existem as dezenas, não existindo responsabilidade alguma, uma vez caso se realize revisões terão que ser obrigatórias, pois parte da população não esclarecida, pois está entorpecida e é levada a achar que tudo aquilo acontecerá, só que não.

    Vamos aos fatos. A realidade é outra e o que de real ele irá entregar para a população de São Paulo nos 2 anos que resta de sua gestão? Só projetos inexequíveis, ou algo de concreto. Obras pelo menos iniciadas, tiradas do papel na sua gestão. O metrô extensão linha 2 e a linha 6, já estavam bem adiantados. Assim como são as linhas 15, 17 e o Rodoanel Norte. Projetos para 2040 no Brasil, é cambalacho desavergonhado.

    Mas há quem acredita no “terraplanismo”, e que gastos de 500 bilhões só em transporte, fora o resto que ainda virá, como esta inútil intenção de construção e transferência da sede atual do Palácio governamental dos Bandeirantes no Morumbi para o antigo Campos Elíseos que a pretexto de centralizar as secretárias com economia de transportes, se esquecendo que estamos na era da informática, ignora a dívida atual crescente de R$ 281 bilhões além da questão da Favela do Moinho que é um conhecido local comprovado das múltiplas contravenções e que fica menos de 1km de lá, que poderia ser um grande “hub” ferroviário estratégico, o mesmo ocorreu com aquele local na Barra Funda onde está localizado um museu e o pátio do Pari transformado em feirinha.

    Também serão múltiplos projetos em papel para outra gestão se virar para explicar. No caso de Tarcísio, dirá que foi o idealizador de tudo sem ter feito nada.

  11. Simplesmente absurdo colocar qualquer linha como prioridade frente a Linha 20 – Rosa hoje, visto que a Linha 20 é a que tem mais potencial para resolver problemas urbanos de décadas. A região de maiores empregos é exatamente Vl. Olímpia e Itaim, não atendidas por metrô até hoje e entupidas de carro e trânsito por falta de mobilidade urbana, sem contar o fato de que a linha irá atender finalmente o ABC, outro ganho gigantesco de mobilidade urbana. Agora vir priorizar a Linha 16 só porque tem uma empresa que por interesses próprios quer acelerar esse projeto? Simplesmente é uma linha não prioritária frente as outras, não atende a periferia e apenas corta bairros centrais e de classe média/alta. É papel do Estado priorizar as demandas de acordo com o interesse da população e não de acordo com a manifestação de interesse das empresas. Simplesmente ridículo!

  12. A pessoa falar aqui que a zona leste não é prioridade frente ao ABC, está vivendo em outro planeta. e repito aqui o que disse um pouco acima. A linha 2 não suporta a demanda prevista chegando em Guarulhos.

  13. Depois de canceladas a reconstrução da Estação (ABC) Pirelli e Ipiranga da CPTM e postergadas as Linhas 14-Onix, 18-Bronze, Linha 24-Quartzo Arco Oeste da CPTM, e a última nova denominação do Arco Sul, a Linha 25-Topázio, Metrô de superfície para Linha 10-Turquesa, Trens intercidades para Santos, porém de efetivo e agora recentemente a ameaça de terminar o Serviço-710” da CPTM e cuja atual demanda comprovada é de 740 mil/dia, que poderá atingir mais de 1 milhão assim que a linha 2-Verde chegar a Penha, porém os atuais gestores continuam a pratica de continuar a ludibriar a população, e a bola da vez agora é a Linha 16-Violeta prioritária ao se anunciar novas linhas em papel para um futuro distante, e agora sorrateiramente está linha que os cargueiros da MRS querem se apossar a “Segregação Sudeste” da CPTM possui o significado claro que todos estes projetos fantasiosos e melhorias mencionados são uma cortina de fumaça para iludir e ludibriar os incautos com promessas falaciosas de mobilidade visando a implantação de uma nova via de trens de carga entre Brás e Rio Grande da Serra, e contrariando a falácia e o cambalacho dos “planejadores” afeta e mutila em muito a operação da CPTM, pois já existe uma via central de grande utilidade que vai de Mauá até o Brás, que poderá ser ampliada.

    Não faz sentido esta miopia das alegações que concessões sejam tão onerosas que até o crime organizado esteja envolvido em Linhas de ônibus em um esquema de lavagem de dinheiro!

    “É sem dúvida mais fácil enganar uma multidão do que um só homem” Heródoto

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